X
X

Buscar

Jornal Município no Dia a Dia comemora 59 anos de circulação

Único jornal diário de Brusque investe em novidades para satisfazer os seus leitores

O Jornal Município Dia a Dia completa nesta quarta-feira, 26 de junho, 59 anos de história. Em mais de meio século, os principais acontecimentos de Brusque e região são retratados nas páginas do periódico que já faz parte da vida dos brusquenses.

Para se manter como um dos principais meios de comunicação da região, o Jornal Município busca sempre se atualizar e trazer novidades para satisfazer os seus leitores. Neste ano, a plataforma online e setor Comercial do jornal receberam os principais investimentos, já visando as comemorações dos 60 anos de fundação, em 2014.
Assinante tem vantagem
Na atualidade, o jornal conta com mais de 6.200 assinantes. E são eles o foco das principais ações da área Comercial do Município Dia a Dia. Em 2013, os serviços destinados aos assinantes foram ampliados. Agora, quem recebe o jornal todos os dias em casa ou no trabalho pode fazer dois anúncios por mês nos classificados gratuitamente. “O Jornal Município está sempre preocupado em aumentar a gama de serviços oferecidos aos seus assinantes. Neste ano, a principal novidade é a gratuidade dos anúncios de linha, os chamados classificados, que antes era cobrado R$ 2,50 por linha”, explica o diretor Comercial, Ricardo Bernz.
Além da gratuidade no classificado, todos os meses os assinantes recebem encartado no Jornal Município o catálogo Mais Desconto. Esse serviço foi lançado há um ano, e cada vez faz mais sucesso com os assinantes. “O Mais Desconto é uma série de produtos e serviços em que o assinante do jornal Município ganha desconto acima de 20% em diversos estabelecimentos. É mais um benefício que só o assinante tem”, destaca.
Dentro da redação, os assinantes também têm benefícios. A Página do Leitor, que circula todas as terças-feiras e o Correio Infantil, que sai às quartas, é exclusiva para eles. “A nossa missão é fazer com que o jornal se reinvente e que o leitor tenha um melhor produto e um melhor serviço a cada dia. A nossa motivação é sempre buscar o melhor para o nosso assinante”, diz.
Ricardo destaca ainda que as vantagens que o jornal oferece aos assinantes são tantas, que o valor pago pela assinatura é reembolsado rapidamente. “O assinante tem muitas vantagens, mas nem sempre ele lembra que pode usá-las. Com todos esses descontos, os assinantes que usam os benefícios já tiveram de volta o que pagaram na assinatura”, destaca.
Extensão da Redação
Desde janeiro, a internet tem ganhado mais atenção na Redação do Jornal Município. O assistente de conteúdo Andrei Paloschi, 21 anos, é o responsável por fazer a integração entre o jornal impresso e o portal Município Mais. “Eu entrei para melhorar três pontos principais: conteúdo extra, interatividade e agilidade no online. A agilidade acontece porque, assim que o repórter chega na Redação, a notícia é disponibilizada aos leitores no site e, depois, aprofundada para o impresso. O site do jornal disponibiliza várias plataformas, como foto, áudio e vídeo. Com isso, o conteúdo extra e a interatividade são garantidos tanto pelo site como pelas redes sociais”, explica.
O Jornal Município sabe da necessidade em transitar no online e impresso mantendo em ambos a qualidade alcançada com os 59 anos de tradição. Resultado disso, desde que a Redação começou investir na internet, o número de visitantes do portal Município Mais vem crescendo a cada mês. “Percebemos que as pessoas já buscam o Município Mais como opção diária de informação. Os leitores estão criando o hábito de acompanhar no portal ao longo do dia”, afirma.
Para ele, a tendência é cada vez mais a internet ser uma extensão do jornal impresso. “Um não pode trabalhar separado do outro. Os dois devem trabalhar de forma conjunta para levar ao leitor a informação de forma completa”, destaca.
Município nas redes
Além do portal, o Jornal Município está também nas principais redes sociais. A fanpage do jornal no Facebook conta com mais de 5.200 curtidas. Pelo Facebook, o leitor também pode encontrar as principais notícias produzidas ao longo do dia pela redação.
A resposta ao leitor também fica mais fácil por meio das redes sociais. “Pelo Facebook, o feedback com o internauta é muito grande. Ele pode expor a sua opinião em relação às notícias, pode também sugerir pautas, fazer reclamação e, com isso, podemos dar essa resposta com mais rapidez. Hoje, o leitor procura entrar em contato direto com a pessoa que faz o jornal, com a Redação, e não pela central de atendimento”, diz Paloschi.
No Facebook do jornal também acontecem promoções e sorteios. “Sorteamos ingressos para shows, espetáculos teatrais, jogos, cinema. Tudo para interagir ainda mais com nosso leitor”.
Além do Facebook, o Jornal Município está também no Twitter, Google+ e Instagram. “As pesquisas mostram que o acesso via mobile tem crescido bastante, e o jornal é destaque nesse tipo de acesso. A porcentagem dos nossos visitantes por essa ferramenta já é maior que a média do mercado nacional da internet”, ressalta.
De olho no município
Lançado no mês de março, o Município 24 horas é mais uma atração do portal Município Mais. São quatro câmeras instaladas nas principais ruas de Brusque e de Guabiruba. Pelo site, o internauta pode ver as condições do trânsito e o clima nas ruas Felipe Schmidt, avenida Arno Carlos Gracher, avenida Cônsul Carlos Renaux e também a rua Brusque, esta última em Guabiruba. “O Município 24 horas é mais um pilar de conteúdo gratuito para a página do jornal na internet. É um serviço a mais para as duas cidades, que acaba sendo até utilidade pública”, destaca Paloschi.
Em pouco mais de três meses, os internautas puderam acompanhar eventos importantes das duas cidades ao vivo, sem sair de casa. “No final do mês de março, muita gente acompanhou pelas câmeras do Município 24 horas o nível do rio Itajaí-Mirim subir. No início do mês de junho, o desfile cívico de aniversário de Guabiruba aconteceu na rua Brusque, e também foi transmitido pelo site. Mais recentemente, a manifestação que reuniu milhares de pessoas nas ruas de Brusque também foi acompanhada ao vivo pelo site do jornal por muita gente”, ressalta.
Além das câmeras do Município 24 horas, os internautas podem participar pelo site de chats e acompanhar eventos importantes pelo sistema minuto a minuto. Neste ano, o portal Município Mais já realizou três chats, dois com o presidente do Brusque Futebol Clube, Danilo Rezini e um com o técnico da equipe, Rogério Perrô. “Os três chats tiveram uma boa participação do público. E dá aos internautas a oportunidade de expôr as suas dúvidas e questionar diretamente a pessoa envolvida”, diz.
A cobertura minuto a minuto foi realizada pela primeira vez pelo portal Município Mais nas eleições municipais de 2012. A fórmula deu certo e em 2013, o minuto a minuto é realizado com mais frequência. “O minuto a minuto deixou de ser um evento isolado e passou a ser realizado mais vezes, principalmente na cobertura dos jogos do Brusque”.
A manifestação de sábado, 22 de junho, que reuniu mais de seis mil pessoas nas ruas de Brusque também teve cobertura especial minuto a minuto do Jornal Município Dia a Dia. Três repórteres e um repórter fotográfico acompanharam toda a manifestação e constantemente abasteciam a Redação com informações sobre tudo o que acontecia durante o protesto. 
Investindo na fotografia
Neste mês de junho, a Redação do Jornal Município Dia a Dia ganhou um reforço. Agora, além dos oito jornalistas, o repórter fotográfico David T. Silva também estará nas ruas de Brusque e região para trazer as principais informações pelas lentes de sua câmera.
Formado em Jornalismo e pós-graduado em Fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), David é fotojornalista há 10 anos. “Entrei para o curso de Jornalismo para trabalhar com fotografia. Gosto muito do meu trabalho, gosto de abrir o jornal e ver que uma foto que eu fiz está lá”, diz.
Levar a informação com qualidade para a população é a principal preocupação do Jornal Município, por isso, sempre procura investir em tudo que possa contribuir com o trabalho do repórter. “Com um fotógrafo, o repórter de texto tem mais tempo para escrever, para prestar mais atenção no que o entrevistado fala, sem precisar se preocupar com a imagem. O trabalho é mais difícil quando ele precisa fazer tudo sozinho”, destaca.
O olhar do repórter fotográfico também é diferente e a estética da reportagem fica melhor. “O fotógrafo tem um cuidado maior com a estética, com o enquadramento. Fotografia hoje todo mundo faz, mas a preocupação em fazer um produto de qualidade, só o profissional tem. O jornal tem muito a ganhar com isso”, afirma.
Município no Brasil
Desde abril de 2011, o Jornal Município Dia a Dia possui uma sucursal em Florianópolis. De lá, o jornal é entregue para as principais agências de publicidade, nas assessorias de governo e na Assembleia Legislativa. O jornal também tem representação comercial em Brasília, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.