+

VÍDEO – Jornal O Município conquista Prêmio Fiesc de Jornalismo 2022

Reportagem especial "A Chave do Sucesso" foi produzida pelos jornalistas Bárbara Sales e Bruno da Silva

VÍDEO – Jornal O Município conquista Prêmio Fiesc de Jornalismo 2022

Reportagem especial "A Chave do Sucesso" foi produzida pelos jornalistas Bárbara Sales e Bruno da Silva

O jornal O Município conquistou o primeiro lugar do Prêmio Fiesc de Jornalismo 2022, na categoria Texto. A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira, 20, em Florianópolis.

O especial A Chave do Sucesso, produzido pelos jornalistas Bárbara Sales e Bruno da Silva, foi publicado em julho e mostra a diversidade da indústria de Brusque e como esta diversificação foi importante para que a cidade passasse pelo período da pandemia da Covid-19 sem grandes perdas econômicas.

Eles disputaram o prêmio com outras duas reportagens: Madeira “made in” Santa Catarina, produzida por Paulo Sérgio Souza Rolemberg, Felipe Alves, Léo Munhoz, Gil Jesus da Silva para o Jornal Notícias do Dia (Florianópolis); e Berço da Inovação, produzida por Sara Caprario e Marlon Aseff para a Revista Empreendedor (Florianópolis).

“Depois de ficar com o segundo e o terceiro lugar em edições anteriores, agora conquistar o primeiro lugar em parceria com o amigo Bruno da Silvia, com o projeto gráfico e diagramação feitos pelo Djoni Paul Richter, é um orgulho. Sou muito grata por ter a oportunidade de fazer um jornalismo de qualidade, principalmente em um momento tão difícil como o que estamos vivendo”, destaca a jornalista Bárbara.

“É uma honra vencer um prêmio tão renomado quanto o da Fiesc. Agradeço à federação e o jornal O Município por acreditarem e valorizarem o jornalismo de qualidade. É um dia que vai ficar marcado com certeza”, comemora o jornalista Bruno.

O editor-chefe do jornal O Município, Marcelo Rei, ao lado dos repórteres Bárbara Sales e Bruno da Silva e do diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi | Foto: Elis Pereira/Fiesc

Liberdade de expressão

Em seu discurso, o presidente da Federação das Indústrias (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, salientou o relevante trabalho dos veículos de comunicação, defendeu a liberdade de expressão e criticou a censura.

“É somente com uma imprensa de qualidade e responsável – como a que temos aqui em Santa Catarina, que podemos superar a desinformação. Somente com uma imprensa livre de censura, a pluralidade de opiniões poderá manter os alicerces de nosso estado democrático de direito. Nunca é demais lembrar o que diz a nossa Constituição, em seu artigo 220: ‘a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição’. O combate às fake news não pode ser pretexto para a censura”, declarou.

Aguiar ressaltou ainda: “a Fiesc reitera seu compromisso com a democracia e a liberdade de manifestação política. Pessoas físicas e jurídicas têm o legítimo direito de avaliar as propostas dos candidatos e defender aquelas que consideram mais adequadas ao desenvolvimento do país”.

No seu pronunciamento, a presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada, disse que é motivo de muito orgulho para a ACI ser parceira dessa iniciativa que há tantos anos reconhece a excelência do trabalho da imprensa de Santa Catarina. “O jornalista merece aplauso e reconhecimento. O trabalho do jornalista é remédio contra o engano e um guia para quem caminha pelo terreno, muitas vezes, acidentado e perigoso de grupos de mensagens e redes sociais. A tarefa de buscar a verdade representa enorme responsabilidade, exige formação técnica, conhecimento histórico, humanismo, ética e, principalmente, um forte compromisso com a sociedade”, declarou.

Da esq. para dir.: presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, os repórteres do jornal O Município Bárbara Sales e Bruno da Silva; e diretora da entidade, Rita Cassia Conti | Foto: Elis Pereira/Fiesc

O prêmio

Neste ano, o principal prêmio de jornalismo do estado teve 90 trabalhos inscritos nas categorias Áudio, Texto e Vídeo. Foram reconhecidos nove trabalhos – sendo três em cada categoria – e a premiação em dinheiro totaliza R$ 102 mil. A solenidade foi realizada na sede da Fiesc, em Florianópolis, e contou com a presença de profissionais de imprensa e de lideranças industriais.

A comissão julgadora foi composta por Adriana Baldissarelli, Alessandra Ogeda, Andrea Leonora, Andressa Fabris, Arnaldo Zimmermann, Billy Culleton, Cristina De Marco, Bia Piva, Fabiana Piccinin, Fábio Bispo, Hélio Ademar Schuch, Regina Zandomênico, Ricardo Leandro Medeiros, Rita de Cássia Lombardi e Sílvio Melatti. Os 15 integrantes da comissão (cinco em cada categoria) são profissionais e professores de jornalismo.

O Prêmio Fiesc de Jornalismo tem a correalização de Sesi e de Senai, a parceria da Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC), Associação Catarinense de Rádio e TV (Acaert), Associação dos Diários do Interior (ADI-SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI-SC), do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas de SC (Sindejor) e do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (SERT-SC).

Conheça os vencedores

Áudio

1° lugar – Marcos Andrei Meller – Tamanho não é documento: a força da pequena indústria de SC – Rádio Peperi (São Miguel do Oeste)

2° lugar – Marcos Andrei Meller – Responsabilidade social: a indústria a serviço da comunidade – Rádio Peperi (São Miguel do Oeste)

3° lugar – Odinei José Gonçalves – Robotização: otimizando o trabalho na indústria, trazendo qualidade de vida no campo – Rádio Líder (Herval d’Oeste)

Texto

1° lugar – Bárbara Sales e Bruno da Silva – A chave do sucesso – jornal O Município (Brusque)

2° lugar – Paulo Rolemberg, Felipe Alves, Léo Munhoz, Gil Jesus da Silva – Madeira “made in” Santa Catarina – Jornal Notícias do Dia (Florianópolis)

3° lugar – Sara Caprario e Marlon Aseff – Berço da inovação – Revista Empreendedor (Florianópolis)

Vídeo

1° lugar – Pedro Machado, Jean Mazzonetto e Viviane Pasta – Os segredos das indústrias centenárias – NSC TV – (Blumenau)

2° lugar – Luan Vosnhak, Jayder Lemos, Helena Gonçalves, Caroline Machado de Oliveira e Luis Gustavo Debiasi – Série 5G: a tecnologia do futuro – os impactos na indústria – NDTV | Record TV (Florianópolis)

3° lugar – Paulo Mueller, Carolina Castro, Jayder Lemos, André Viero e Raffael Righez – Metaverso e a indústria – NDTV | Record TV (Florianópolis)

– Assista agora:
“Temos que ultrapassar os obstáculos e não desistir”, diz brusquense que venceu o câncer de mama

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo