Jornal O Município inicia cobertura das eleições municipais com muitas novidades
Integração entre as plataformas, interatividade e conteúdos exclusivos serão as marcas do trabalho
O jornal O Município realiza uma grande cobertura multimídia das eleições 2020. O objetivo é ajudar o eleitor de Brusque, Guabiruba e Botuverá a escolher quem governará os três municípios pelos próximos quatro anos de forma consciente.
O trabalho visando às eleições iniciou com a cobertura das convenções partidárias que definiram os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores nas primeiras semanas de setembro. O jornal acompanhou as negociações de todos os partidos e conseguiu trazer de forma completa o cenário do processo eleitoral nas três cidades.
Com os candidatos definidos, o jornal se prepara agora para dar início às sabatinas com os postulantes às prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá, com apresentação do repórter de Política Bruno da Silva.
Neste ano, as tradicionais entrevistas serão multimídia, com a sabatina transmitida ao vivo pelo Facebook, YouTube e pelo portal do jornal O Município. Posteriormente, o material será transformado em podcast, e reportagens em texto para o jornal impresso e digital.
Todo os candidatos a prefeito serão convidados a participar das entrevistas, tratando de assuntos que vão ajudar o eleitor a tomar a decisão com consciência.
“Nossa cobertura será marcada pela interatividade. Nas entrevistas em vídeo teremos a participação direta do público e os candidatos terão espaço nas principais redes sociais do jornal”, explica o diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi.
Para a cobertura multiplataforma das eleições, O Município investiu em infraestrutura e os melhores equipamentos do mercado para a geração de vídeos. O estúdio do jornal está em fase de finalização e fará sua estreia durante as sabatinas com os candidatos.
Conteúdos especiais
Além das entrevistas, o jornal prepara uma série de conteúdos especiais que irão a fundo na vida dos candidatos, trazendo informações de vários aspectos da vida pública dos políticos.
Os jornalistas de O Município farão também um trabalho de verificação de informações falsas e imprecisas durante a campanha, além de esmiuçar as propostas de cada candidato, trazendo tudo de maneira detalhada para o leitor.
As tradicionais reportagens especiais e exclusivas de O Município serão constantes durante todo o período eleitoral, além da prestação de serviço com o esclarecimento das principais dúvidas dos eleitores.
O editor-chefe do jornal O Município, Marcelo Reis, destaca o amplo espaço e a intensa cobertura que o processo eleitoral terá nas páginas e nas redes sociais do jornal, sempre visando informar o leitor e ajudá-lo no processo de escolha dos candidatos.
“A eleição municipal é aquela em que a população se sente mais próxima do processo democrático, pois conhece melhor e tem contato direto com os candidatos. Por isso, trata-se de uma oportunidade ímpar para um veículo de comunicação auxiliar o cidadão na escolha do voto. Esse auxílio será feito divulgando o máximo de informações possíveis, apuradas cuidadosamente, para instruir o leitor com tudo que é necessário para votar com consciência”.
Debates
O jornal O Município também prepara um debate com os candidatos a prefeito de Brusque. O evento, realizado em parceria com a Associação Empresarial de Brusque (Acibr), será no dia 11 de novembro, no teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb).
Devido à pandemia da Covid-19, o número de pessoas presentes no dia do evento será reduzido. Para isso, o jornal e a Acibr investiram em uma transmissão profissional, com várias câmeras e inovações, para que o público possa acompanhar todos os detalhes, na segurança de casa. O debate será transmitido ao vivo pelo portal e redes sociais de O Município.
Também serão realizados debates com os candidatos a prefeito de Guabiruba e Botuverá, que acontecerão na sede do jornal. Ambos os eventos terão transmissão ao vivo para o público.
O dia da eleição
No dia 15 de novembro, a equipe de O Município se dedicará quase que exclusivamente à votação. A cobertura, assim como em todo o período eleitoral, será multiplataforma, com início às 7 horas da manhã e sem hora para acabar. A equipe estará presente em vários colégios eleitorais, acompanhando todo o processo de perto.
Todo o conteúdo produzido terá ampla distribuição em todas as plataformas que o jornal atua e, neste ano, com uma novidade: programa em vídeo com todas as informações do antes, durante e depois da apuração dos votos e análise dos resultados.
Todo o conteúdo já produzido pelos jornalistas de O Município sobre as eleições municipais estão em uma área especial do site, que pode ser acessada em omunicipio.com.br/eleicoes2020.
Princípios editoriais
O jornal O Município aproveita o início da cobertura do processo eleitoral para divulgar seus princípios editorais. São essas premissas que nortearão todo o trabalho da equipe de O Município durante o pleito.
Buscando levar aos leitores uma ampla cobertura do processo eleitoral, o jornal reafirma sua linha editorial, com o compromisso permanente de publicar conteúdo que atenda rigorosamente à ética, à fidelidade da informação e à absoluta imparcialidade e equilíbrio.
O propósito é contribuir para o engrandecimento do debate político e oferecer aos eleitores um conteúdo relevante que favoreça a tomada de decisão na hora do voto.
Confira:
- A cobertura jornalística tem o objetivo de oferecer aos eleitores informações que os auxiliem a tomar livremente suas decisões de voto;
- A produção de conteúdos sobre o processo eleitoral procurará estimular diálogos construtivos, que promovam a democracia, o interesse público e a melhoria das condições de vida em nossa comunidade;
- A conduta editorial do jornal se pautará rigorosamente pelas regras determinadas pela Justiça Eleitoral. Dúvidas serão dirimidas pelo setor jurídico da empresa;
- O Município e seus jornalistas não têm partido ou candidato. O espaço jornalístico destinado a cada concorrente será isonômico, conforme as leis em vigor;
- Jornalistas da empresa, que já têm como regra a exclusividade no trabalho, não poderão trabalhar em campanhas eleitorais sob nenhuma hipótese;
- Eventuais viagens para cobertura jornalística serão custeadas pelo próprio jornal ou por entidades parceiras;
- Nos meios digitais e perfis de redes sociais administrados por O Município, o jornal se reserva ao direito de excluir comentários ofensivos, assim como propaganda de candidatos que sejam indevidamente publicadas;
- Durante o período eleitoral, não serão publicados artigos de candidatos nos espaços de opinião regulares do jornal. Da mesma forma, não serão aceitos textos de terceiros que apoiem ou ataquem candidaturas ou partidos políticos. As manifestações dos candidatos se darão nos espaços editoriais adequados, quando for o caso, a convite do jornal;
- Os jornalistas de O Município poderão participar na organização de debates e entrevistas promovidos por entidades parceiras, de reconhecida credibilidade e sem vínculos político-partidários;
- O Município não cede ou comercializa material de arquivo para campanhas eleitorais e desautoriza que o material produzido seja usado em propagandas eleitorais;
- Somente serão publicadas pesquisas eleitorais encomendadas por O Município, devidamente registradas na Justiça Eleitoral e com instituto de reconhecida credibilidade. Portanto, não serão divulgados levantamentos contratados por partidos ou candidatos.
Nove formas de acompanhar as notícias
2. Edição impressa [assine clicando aqui]
6. Instagram @omunicipiobrusque
9. Notificação no navegador: ao entrar em omunicipio.com.br, clique em “sim, eu quero” ao ser convidado para receber alertas (serviço indisponível para o sistema iOS)