Jovens de Brusque e Guabiruba viajam para a Jornada Mundial da Juventude, na Polônia

O evento será realizado na Cracóvia, Polônia, na próxima terça-feira, 26

Jovens de Brusque e Guabiruba viajam para a Jornada Mundial da Juventude, na Polônia

O evento será realizado na Cracóvia, Polônia, na próxima terça-feira, 26

Brusquenses e guabirubenses estão a caminho da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que inicia na Cracóvia, na Polônia, na próxima terça-feira, 26. Dez jovens das duas cidades se prepararam há anos para o momento, que eles definem como um encontro de fé com Jesus Cristo.

Leia também: Acadêmicos recuperam computadores descartados e doam para entidades

O missionário e fundador do Cristão Evangelizar, Fábio Schaefer e Rodrigo Mário Kohler, ambos de Guabiruba; e Eduardo Cunha e Nara Bruna Chaves, de Brusque, embarcaram no aeroporto Hercílio Luz em Florianópolis na última terça-feira, 18. Outros jovens da região iniciaram a viagem ontem e outros irão à JMJ amanhã.

Essa será a terceira jornada que Schaefer, 33 anos, participa. Ele conta que em 2011, por meio do canal da Canção Nova, acompanhou integralmente o evento que aconteceu em Madri, na Espanha. O evento foi o estímulo que o jovem teve para em 2013 ir até o Rio de Janeiro e ver de perto o papa Francisco. “As experiências que tive foram únicas. Não dá pra descrever o que é participar. É estar em paz no meio daquela multidão de quatro, cinco milhões de pessoas”.

Jovens já estão na Polônia / Foto: Divulgação
Jovens já estão na Polônia / Foto: Divulgação

O guabirubense diz que o papa tem sido ungido por Deus para levar amor à humanidade e que ele cativa os jovens com sua humildade e passa cada vez mais fé aos fiéis. “Será um combustível para nossa caminhada. Todas as nações bebendo da mesma fonte e proclamando da mesma verdade”. Schaefer afirma que será um momento de se desprender das coisas do mundo e confiar no que Deus tem para a vida de cada um. “Vamos confiando nessa fé, nesse Deus”.

Para Nara, 21, auxiliar geral em confecção, que chegou a comercializar doces para obter recursos para a viagem, diz que a ansiedade é muito grande, atrelada a um pouco de medo. “Mas sei que Deus está comigo e está à frente dessa peregrinação. Eu vou por Deus, então quero me deixar levar pela paz, amor, união, fé, e tudo o que aquele lugar poderá transmitir”, diz a brusquense.

Nara afirma que onde dois ou mais estiverem reunidos, Jesus estará no meio. “Milhares de jovens por um só motivo, tantas línguas e raças só por Jesus, Ele é o meu maior motivo”. Ela espera conhecer outras culturas, fazer amizades e peregrinar muito.

A jornada

A JMJ inicia na terça-feira em Cracóvia, Polônia, e termina no dia 31 de julho. Neste ano o lema é: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7). A abertura é realizada com o Festival da Juventude. De quarta-feira, 27, a sexta-feira, 29, ocorrem as catequeses. Na quinta-feira, 28, está prevista a acolhida do papa Francisco, e na sexta-feira à noite haverá a Via Sacra. Sábado, 30, é o dia da vigília, e domingo, 31, a missa de encerramento com o envio e o anúncio da próxima edição internacional da JMJ.

Mais de 10 mil brasileiros

O Brasil está entre os países com o maior número de inscritos. A informação é da organização da JMJ e foi divulgada em maio. A Polônia, país anfitrião, lidera o ranking com 30% – 177.813 participantes. Na sequência estão Itália, Espanha, França, Estados Unidos, Alemanha, Brasil e Ucrânia. Até o fim do ano passado mais de 10 mil jovens brasileiros haviam se inscrito para a jornada.


Diário pelo Facebook

Por meio da página do facebook do Cristão Evangelizar é possível acompanhar o dia a dia dos jovens da região na Polônia.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo