Jovens suspeitos de integrar grupo neonazista são presos em Santa Catarina
Três prisões aconteceram em Joinville e uma em São José
Três prisões aconteceram em Joinville e uma em São José
Uma investigação da Polícia Federal prendeu quatro jovens suspeitos de integrar uma célula neonazista em Santa Catarina. Três deles foram presos em Joinville, no Norte do estado. A operação ocorreu nesta quinta-feira, 20, e divulgada com exclusividade pelo programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 23.
A reportagem do Fantástico revela que a investigação iniciou em abril deste ano, quando um homem de 24 anos foi preso. Na casa dele foram encontradas bandeiras neonazistas e uma arma de fogo ilegal. A partir daí, investigações cibernéticas se iniciaram e encontraram vídeos, que foram exibidos na reportagem.
Nos vídeos os jovens usam símbolos depreciando judeus e simulando tiros. Também jovens diziam ser a nova SS de Santa Catarina. SS é a sigla para Schutzstaffel, esquadrão leal de Adolf Hitler.
Um dos jovens presos, um estudante de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estava em um grupo de WhatsApp chamado “Aniversário do Fuhrer”. Conforme mostrado pela reportagem, uma das mensagens falava “vamos matar mendigo amanhã” e o jovem responde “mendigo, nordestino… todos os mendigos, negros e nordestinos deveriam ser fuzilados”.
Os outros presos foram um auxiliar de escritório de 27 anos, um estudante de Direito de 20 anos e um estudante de Engenharia Automotiva de 21 anos. Os nomes não foram revelados.
Segundo o delegado Arthur Lopes, que é responsável pelo caso, os presos em Joinville foram encaminhados para a unidade prisional local da cidade. Foi aprendido na residência deles um vasto material de atividades nazistas.
“Eles participavam de encontro de produção de materiais com cunho neonazista, filmavam esses encontros, realizavam cerimônias, faziam reproduções com símbolos neonazistas, sempre portando armas de fogo e incitando o ódio”, explica o delegado.
Leia também:
– VÍDEO – Homem se ajoelha pelado na escadaria do Santuário de Azambuja, em Brusque
– Dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo é feriado nacional? Entenda e saiba informações das partidas
– MP-SC investiga possíveis irregularidades em calçadas e obras de contenção da Beira Rio de Brusque
– Família pede ajuda para encontrar morador de Blumenau desaparecido desde sexta-feira
– Bispo de Joinville participa de encontro com Papa Francisco no Vaticano
– Assista agora:
“Temos que ultrapassar os obstáculos e não desistir”, diz brusquense que venceu o câncer de mama