X
X

Buscar

Judiciário catarinense alerta sobre novo golpe praticado em nome de juízes

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) identificou a prática de um novo golpe envolvendo o poder Judiciário.  Nos últimos dias, ocorreu em pelo menos dez comarcas.  A farsa consiste em um estelionatário que se passa por juiz e solicita, geralmente a servidores de prefeituras, que seja […]

O Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) identificou a prática de um novo golpe envolvendo o poder Judiciário. 

Nos últimos dias, ocorreu em pelo menos dez comarcas.

 A farsa consiste em um estelionatário que se passa por juiz e solicita, geralmente a servidores de prefeituras, que seja realizado o serviço de transporte mediante pagamento, pois teria chegado recentemente na cidade e gostaria de se deslocar ao fórum.

Após isso, o golpista deposita um valor fictício (envelope vazio ou depósito agendado para data futura) na conta da pessoa que se dispôs a fazer o serviço. 

Entretanto, em seguida, solicita que o valor seja devolvido pois foi depositado “incorretamente” e que o valor total do serviço será pago quando chegar ao fórum. 

Nesse caso, a vítima só percebe que foi enganada quando comparece ao fórum para ser ressarcida e percebe que o suposto magistrado não existe.