Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Junho e o Coração de Jesus

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Junho e o Coração de Jesus

Pe. Adilson José Colombi

O mês de junho, tradicionalmente na Igreja Católica, é lembrado de modo especial o Sagrado Coração de Jesus. Em quase todas as culturas conhecidas, o “coração” é relacionado à manifestação do ser humano, homem e mulher, que se convencionou em denominar: amor. Em Jesus de Nazaré, não poderia ser diferente.

Quando falamos Coração de Jesus, estamos afirmando que Jesus foi verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Não estamos olhando, apenas, uma parte da Pessoa de Jesus (Coração), mas Jesus inteiro. Amou-nos com um coração divino e um coração humano. Esse mês somos todos convidados a contemplar a ternura e a misericórdia de Deus pelos homens e mulheres, sem exceção. Como imagem privilegiada para exprimir essa realidade, a Palavra de Deus utiliza a figura do Pastor: Deus é o Pastor que, com amor, cuida, zela pelo seu rebanho.

Veja também:
MP pede exame de sanidade mental de homem que tentou matar o outro no Hospital Azambuja

Ibplan já notificou 30 moradores devido a calçadas em mau estado de conservação

Ao retornar de saída temporária, preso é flagrado com drogas no organismo

O Coração de Jesus, aberto na Cruz pela lança do soldado, é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus: “Beberemos da água que brotaria de seu Coração… quando saiu sangue e água” (Jo 7,37; 19,35). Jesus é a Encarnação viva do Amor de Deus, e seu Coração é o símbolo desse Amor. Jesus é a visibilidade do Deus invisível. É a presença viva do Deus, Senhor da Vida. Jesus é Aquele que o Pai enviou para dar vida e vida em abundância.

A Igreja estima muito a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. A Igreja, desde que foi fundado, sempre valorizou o Apostolado da Oração que, com sua espiritualidade, insere o fiel na escola do Coração de Cristo. A ternura e a acolhida de Cristo para com todos deve ser o fundamento de nossa devoção ao Coração de Cristo, que sempre acolheu e nos ensina a acolher e a evangelizar.

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos que trabalham na evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. É por meio da oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à Igreja, que o Apostolado leva a Palavra de Deus.

O Santo Padre, a 27 de março de 2018, constituiu a Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) como obra pontifícia, com sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, e aprovou os novos Estatutos.

Neste horizonte, o Apostolado da Oração, hoje chamado e estruturado como uma Rede Mundial de Oração do Papa, continua a fazer suas as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias do Povo de Deus e de toda a humanidade, assumindo os seus desafios, mas em especial os dos mais pobres e desamparados.

Veja também:
Três ex-secretárias municipais se inscrevem para eleição do Conselho Tutelar de Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Justiça adia decisão sobre júri popular no caso Evanio Prestini

A Rede Mundial de Oração do Papa está aberta a todos os católicos que desejam despertar, renovar e viver o carácter missionário que procede do seu batismo. O seu fundamento é a espiritualidade do Coração de Jesus explicitada no documento da “Recriação”, oferecendo ao discípulo (a) de Jesus um caminho para conseguir que o seu sentir e atuar se identifiquem com o Coração de Cristo.

Portanto, prestar culto ao Sagrado Coração de Cristo significa adorar aquele Coração que, depois de nos ter amado até o fim, foi trespassado por uma lança e do alto da Cruz derramou sangue e água, fonte inexaurível de vida nova.

Tentemos viver o mês de junho, educando nosso coração para que seja sempre mais semelhante ao do Sagrado Coração de Jesus. Portanto, que seja mais humilde, acolhedor, solidário, fraterno, misericordioso…

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo