Justiça arquiva denúncia de suposta irregularidade de jogadores do Hercílio Luz no Catarinense

Com isso, Concórdia é confirmado como rival do Brusque nas quartas do Catarinense

Justiça arquiva denúncia de suposta irregularidade de jogadores do Hercílio Luz no Catarinense

Com isso, Concórdia é confirmado como rival do Brusque nas quartas do Catarinense

Em reunião, Cristiano Rodrigues Mariot, procurador do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina (TJD-SC), arquivou nesta quarta-feira, 15, a denúncia contra uma possível irregularidade do Hercílio Luz durante a primeira fase do Campeonato Catarinense 2023.

Conforme a decisão, não há irregularidade a ser apurada no caso. Para a deliberação, o TJD-SC utilizou documento apresentados pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo a denúncia, quatro atletas do clube do Hercílio Luz teriam atuado sem contratos ativos no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira (CBF), após a transformação do clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

A CBF afirma que os atletas mantiveram seus vínculos com o clube, de maneira ininterrupta, uma vez que todos possuem contrato especial de trabalho desportivo (CETD).

Dois clubes teriam se beneficiado diretamente caso o Hercílio Luz tivesse sido punido com perda de pontos que causem o rebaixamento à Série B estadual de 2024. O Camboriú seria elevado ao 10º lugar, escapando da degola; e o Joinville ocuparia o oitavo lugar, com a última vaga às quartas de final e à Série D do Brasileiro de 2024.

Mais cedo, o presidente do Joinville, Dartanhan Oliveira, afirmou que o clube “vai até o fim” para responsabilizar e punir o Hercílio Luz.

Além disso, a perda de pontos por parte do Hercílio Luz mudaria os duelos de quartas de final. Com a decisão do TJD-SC, o Brusque vai mesmo enfrentar o Concórdia na próxima fase do Catarinense.

Em 2021

O Hercílio Luz foi punido por escalação irregular há duas temporadas. Em 2021, o Leão do Sul foi punido com a perda de três pontos e multa de R$ 15 mil por ter escalado, de forma irregular, o lateral-direito Alisson. O jogador havia sido expulso na final da Série B do Catarinense de 2020, mas não cumpriu a suspensão, atuando por sete minutos na derrota por 2 a 1 para o Brusque, em 10 de abril.

Por consequência, o campeonato teve paralisação para que as semifinais fossem disputadas próximas umas das outras. Os confrontos das quartas de final entre Chapecoense e Hercílio Luz foram anulados. A Chape precisou vencer novamente a fase, desta vez passando pelo Figueirense.

*Colaboraram Bernardo Gonçalves e João Vítor Roberge

Leia também:

1. Apostas de Brusque são premiadas na Mega-Sena, Lotofácil e Quina; confira os valores
2. Bombeiros realizam buscas no rio por homem desaparecido no Alto Vale
3. Alunos do Colégio Cônsul Carlos Renaux recebem prêmio da ONU em Nova Iorque
4. Polícia Civil de Joinville prende traficante internacional e apreende veículos de luxo
5. VÍDEO – Moradores reclamam de vazamento em boca de lobo no Limeira, em Brusque


– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo