Justiça condena árbitro de rodeio que matou competidor na Grande Florianópolis
Caso aconteceu em 2021
Um árbitro de rodeio que matou um competidor do torneio de laço insatisfeito com a eliminação foi condenado a 14 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Palhoça, na Grande Florianópolis. O réu também deverá pagar R$ 80 mil aos sucessores da vítima a título de indenização. O crime que originou a ação penal do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ocorreu no bairro Guarda do Cubatão, no mês de julho de 2021.
Já perto da 0h do dia 9 de julho daquele ano, Rafael Gilberto de Souza Campos, que tinha 20 anos, foi eliminado no torneio de laço. Inconformado, foi questionar o juiz da competição acerca das regras, em especial sobre a armada, gerando discussão entre eles.
Como não teve seu pedido atendido, o laçador se afastou do local. Porém, ainda insatisfeito, Rafael Gilberto de Souza Campos, montado em seu cavalo, retornou para falar com árbitro. Quando estava de costas para o juiz, este aproveitou-se da distração da vítima e, de surpresa, o atingiu com vários golpes de faca.
Um dos golpes foi desferido com manobra de torção, o que causou “choque hipovolêmico devido traumatismo cardíaco” na vítima, causa efetiva da sua morte. O denunciado, então, fugiu do local e só foi capturado dez dias depois do crime, no Rio Grande do Sul.
A condenação
Conforme sustentado pela 7ª Promotoria de Justiça de Palhoça, o Conselho de Sentença reconheceu que o crime foi qualificado por ter sido praticado por motivo fútil (discussão prévia acerca de regras da competição); por meio cruel (diversas facadas) e por meio de recurso que dificultou a defesa da vítima, que foi atacada de surpresa, pelas costas.
Preso preventivamente desde a captura no Rio Grande do Sul, o réu teve negado o direito de recorrer em liberdade.
Leia também:
1. Identificado motociclista que morreu em acidente com boi na rodovia Antônio Heil
2. Discussão familiar vira tentativa de homicídio no Norte do estado
3. Celesc: confira quais ruas de Brusque devem ficar sem energia nesta semana
4. Bombeiros resgatam bezerro que caiu em ribanceira no Alto Vale
5. Moradores encontram animais mortos em rua do Cerâmica Reis, em Brusque
Assista agora mesmo!
Fiéis superam perseguições e consolidam Assembleia de Deus em Guabiruba: