Justiça Eleitoral presta orientações sobre o dia das eleições

Encontro reuniu juízes eleitorais e representantes das coligações e partidos de Brusque, Botuverá e Guabiruba

Justiça Eleitoral presta orientações sobre o dia das eleições

Encontro reuniu juízes eleitorais e representantes das coligações e partidos de Brusque, Botuverá e Guabiruba

Apenas oito pessoas compareceram à reunião – Crédito: Aline Wernke
Na manhã desta quinta-feira, a Justiça Eleitoral realizou no tribunal do júri do Fórum de Brusque, uma reunião com os representantes dos partidos e coligações de Brusque, Botuverá e Guabiruba, para prestar orientações sobre o dia das eleições.

Estiverem presentes apenas oito representantes das três cidades. Também, o juiz da 86ª Zona Eleitoral, Edemar Leopoldo Schlösser e o juiz da 5ª Zona Eleitoral, Rafael Osorio Cassiano, o técnico judiciário da 5ª Zona Eleitoral, Osvaldo Claudionei Atanazio e o chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral, Carlos Peixoto.

O juiz Edemar conduziu as discussões e primeiro, repassou detalhes sobre as determinações para atuação dos delegados e fiscais de partidos, em 7 de outubro, com base nas determinaçõs da Resolução do TSE nº 23.372/2011, que trata sobre os atos preparatórios, a recepção de votos, as garantias eleitorais, a justificativa eleitoral, a totalização, a divulgação, a proclamação dos resultados e a diplomação para as eleições de 2012.

Orientou os presentes sobre a prática de boca de urna e tanto ele, quanto o juiz Cassiano, afirmaram que no dia do pleito, será vedado que fiscais de partido e demais pessoas, estacionem veículos plotados com propaganda eleitoral muito próximos aos locais de votação, uma vez que tal prática também pode ser enquadrada em crime de boca de urna.

– Se for um adesivo pequeno, não tem problema, mas o que ocorreu nas outras eleições, era que o pessoal estacionava na porta do local de votação, um carro cheio de adesivo e deixava o veículo no local o dia todo – salientou o juiz Edemar.

O jurista responsável pela 86ª Zona Eleitoral também reiterou a importância dos partidos ficarem atentos às determinações da prestação de contas. Pontou como será a dinânima para apuração dos votos e pediu que fosse repassado aos eleitores, que a ordem correta de votação, é primeiro a escolha do vereador, para depois o candidato a prefeito.

** Saiba mais na edição impressa do MDD desta sexta-feira, 21 de setembro. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo