Justiça Eleitoral recebe denúncias de derrame de santinhos no Cedrinho e Dom Joaquim

Seis mesários convocados faltaram à votação em Brusque e região

Justiça Eleitoral recebe denúncias de derrame de santinhos no Cedrinho e Dom Joaquim

Seis mesários convocados faltaram à votação em Brusque e região

A manhã de eleições em Brusque e região foi marcada pela tranquilidade, com poucas denúncias e problemas técnicos, de acordo com a Justiça Eleitoral.

Na 86ª Zona Eleitoral foram registradas denúncias de derrame de santinhos na frente das seções das escolas Yvonne Olinger Appel, no bairro Cedrinho, e da escola Monsenhor Gregório Locks, no Dom Joaquim.

O derrame de santinhos foi realizado ainda no período da madrugada. Ao chegarem nos colégios eleitorais, os delegados dos prédios acionaram a Justiça Eleitoral para fazer a denúncia e retirada do material. Em todos os três locais foram encontrados santinhos da mesma candidata.

Beatriz Coan/O Município

Todo o material foi recolhido e levado para Justiça Eleitoral para ser utilizado como prova em processo contra o derramamento de santinhos. Apesar de nenhum outro caso ter sido registrado, no entorno de alguns colégios havia uma pequena quantidade de materiais eleitorais no chão.

Beatriz Coan/O Município

Em relação a problemas técnicos, a 86ª Zona Eleitoral recebeu alguns chamados. Contudo, não foi necessário realizar troca de urnas até as 10h30 em Brusque.

Além disso, na 5ª Zona Eleitoral foi registrada a troca de duas urnas eletrônicas, uma em Brusque e outra em Guabiruba. Até às 9h40 não havia registro de denúncias.

Mesários faltantes

Na 5ª Zona Eleitoral, que engloba Guabiruba, Botuverá e parte de Brusque, houve o registro de falta de seis mesários. “Os faltantes foram substituídos por mesários suplentes. Em somente duas seções não tivemos suplentes”, informa o chefe de cartório, Osvaldo Claudinei Atanazio.

Conforme o cartório, trabalham quatro mesários por seção eleitoral. Porém, em caso de falta, podem trabalhar com no mínimo três. Com a falta, é convocada uma pessoa da fila ou é ligado ao Cartório para chamar um mesário suplente.

Na manhã deste domingo, 2, pela baixa demanda de suplentes, duas seções da 5ª Zona Eleitoral, de Brusque e região, foram orientadas a chamar alguém da fila.

Na 86ª Zona Eleitoral, que engloba parte de Brusque, muitos mesários chegaram atrasados e o número de faltantes só será definido mais tarde. “Nós tínhamos cadastros de reservas e encaminhamos vários para as seções. Foram uns 15 solicitados para suprir faltantes, em outros casos chamaram da fila”, aponta o chefe do cartório da 86ª Zona Eleitoral, em Brusque, Guilherme Capistrano Benedet.

*Atualização:
13h37 – Foram acrescentadas informações sobre o derrame de santinho.

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:

1. Consulte nomes, números e informações dos candidatos
2. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
3. Confira entrevistas com os candidatos a deputado estadual, federal e suplente de senador de Brusque
4. Últimas notícias

– Assista agora:
Conheça a história da igrejinha abandonada da Nova Itália, em Brusque, que tem árvore na torre

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo