Justiça Eleitoral substitui 20 mesários durante as eleições deste domingo em Brusque
Parte destas pessoas alegaram sintomas da Covid-19 e não puderam comparecer nas seções eleitorais
Parte destas pessoas alegaram sintomas da Covid-19 e não puderam comparecer nas seções eleitorais
A Justiça Eleitoral de Brusque precisou substituir aproximadamente 20 mesários neste domingo, 15, durante as eleições. Segundo o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Capistrano Benedet, parte dessas pessoas apresentaram sintomas da Covid-19.
Ele aponta ainda que o cartório eleitoral ainda não conseguiu contato com todos os mesários convocados que faltaram neste domingo. Além disso, nos últimos dias outras 20 pessoas também foram substituídas, totalizando cerca de 40 trocas de mesários.
Para fazer a troca, o Cartório Eleitoral acionou algumas pessoas que estavam cadastradas como reservas. Além disso, outros eleitores foram convocados pois estavam de prontidão no momento.
“A seção eleitoral, apesar de serem colocadas quatro pessoas, é possível que ela seja tocada por três mesários. Então algumas seções estão funcionando só com três pessoas, considerando os reservas que nós colocamos”, aponta.
Benedet também aponta que o Cartório Eleitoral foi procurado ainda neste domingo por alguns eleitores que demonstraram interesse em participar como mesários nos locais que estavam com déficit de pessoas.
Ele destaca que a ausência dos mesários chamou atenção em relação aos anos anteriores. Segundo ele, apenas na sexta-feira, 13, foram recebido 12 pedidos de trocas de mesários.
“Chegaram ainda alguns pedidos no sábado, mas não havia mais tempo hábil para analisar. Esperávamos um volume elevado de ausências, maior do que o de costume”, declara.
Os mesários convocados que não compareceram aos locais de votação para trabalhar têm o prazo de 30 dias para apresentar uma justificativa. O chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral afirma que essas pessoas precisam informar o motivo para não ter comparecido e por não ter apresentado a justificativa com antecedência.
“Quando a pessoa recebe a convocação, ela tem cinco dias para apresentar algum impedimento que ela já sabe de antemão. Essas duas questões serão analisadas depois em um processo específico pela juíza”, salienta.
Apenas uma urna eleitoral precisou ser substituída neste domingo. Segundo Benedet, o equipamento estava na escola João Hassmann, no bairro Guarani. “Foi só essa entre os três municípios da região, Brusque, Guabiruba e Botuverá. Fazia muito tempo que não tínhamos as urnas funcionando tão bem”, saliente,
Ele informa que normalmente são registrados problemas como urnas que travam, impressoras apresentando problemas com o papel. “Neste ano está mais tranquilo do que nos outros”.
Os únicos crimes eleitorais registrados foram os carros plotados que não respeitaram a distância mínima de 50 metros do locais de votação. Segundo o chefe do cartório, os crimes eleitorais estão dentro da média histórica.
Mesmo o período da eleição chegando ao fim, o chefe do cartório salienta que a fiscalização contínua para evitar crimes como boca de urna. “Temos toda a equipe da Polícia Militar nos apoiando, temos policiamento fixo nos maiores locais de votação ou nos que historicamente apresentaram problemas. É uma fiscalização intensiva até o final”.
Benedet acredita que a apuração dos votos, que começa após as 17h, deve ser tranquila. “Temos uma previsão de chuva e pode ser que atrase um pouco a chegada das urnas das seções mais longe, principalmente Botuverá e Guabiruba. Acredito que em Brusque, até 19h teremos o resultado, se não for 100%, pelo menos um número bem avançado do resultado final”.
Ele ainda pede para que a população faça o uso da máscara e do álcool em gel e que respeite o distanciamento social.