Kart Clube de Brusque lança projeto de maior kartódromo da América Latina

Estrutura deve ficar pronta em 2026

Kart Clube de Brusque lança projeto de maior kartódromo da América Latina

Estrutura deve ficar pronta em 2026

O Automóvel Kart Clube de Brusque lançou no último dia 4 a pedra fundamental para construção do Kartódromo Internacional de Brusque, localizado no Complexo Chico Wehmuth, no Bateas. A construção deve iniciar em 2024, com previsão de ser inaugurada dois anos depois.

Em 2018, o antigo kartódromo da cidade, que ficava no Centro 2, foi fechado e demolido após o contrato de usufruto do terreno encerrar.

O último evento oficial na cidade foi em outubro de 2017, com o Catarinense de Kart, que bateu recorde de público na época. Desde então, os kartistas de Brusque estão sem local para treinos ou corridas e atuam em pistas em Penha, Balneário Camboriú e na praia dos Ingleses, em Florianópolis.

Estrutura diferenciada

O projeto do kartódromo de Brusque será viabilizado através da Lei de Incentivo do Esporte, emendas parlamentares e investimento da iniciativa privada. O orçamento inicial do complexo inteiro é de cerca de R$ 18 milhões.

O terreno destinado ao complexo tem 96 mil metros quadrados, sendo que 50 mil deles serão reservados apenas para o traçado. Em comparação, a área total do Kartódromo Beto Carrero é de 51 mil metros.

A previsão é que o complexo tenha 49 boxes, 21 deles de frente para a pista e outros 28 na parte de trás. O projeto também inclui um amplo espaço para a colocação de tendas das equipes. No total, o estacionamento terá 540 vagas para carros, 100 para bicicletas, 100 para motos e 20 para ônibus/motorhomes, além de uma estrutura completa para camping.

“Queremos transformar nosso kartódromo no maior e mais completo da América Latina e buscar grandes eventos nacionais”, destaca Aknaton Camargo, presidente do Automóvel Kart Clube de Brusque.

A iluminação será em LED de última geração. Toda a área, incluindo a pista, terá a cobertura de câmeras de vigilância. As imagens poderão ser utilizadas para eventuais análises de incidentes ao longo das provas. O kartódromo terá um gerador de energia próprio, placas para captação de energia solar e utilizará um sistema de captação de água da chuva

Além disso, a pista deverá ter duas ou três opções de traçado, entre 1,25 mil e 1,6 mil metros de extensão. A estrutura terá um paddock principal, que vai incluir academia, sala de treinamentos, lojas e restaurantes. A arquibancada terá capacidade de cerca de 200 a 300 pessoas, além de camarotes e uma área familiar.

Orçamento inicial é de R$ 18 milhões | Foto: Divulgação

“Elevar Brusque no cenário nacional”

O projeto ainda prevê uma escolinha de kart em parceria com a prefeitura, além de um espaço para o ciclismo. “Teremos formação de pilotos, espaço para utilização de ciclistas e gincanas para escolas”.

Ele ainda destaca a boa localização de Brusque em relação a estruturas importantes de transporte no estado. “Estamos a 100 quilômetros de Florianópolis e a 30 quilômetros de Navegantes, cidades com aeroportos, e o kartódromo terá um heliponto. O porto de Itajaí está a 30 quilômetros de Brusque e, além disso, temos dois aeroportos particulares a 1,5 km da pista”.

“Com o complexo pronto, a gente vai ter o maior complexo de kart da América Latina. Vamos elevar o nome de Brusque no cenário nacional, podendo trazer eventos estaduais, nacionais, sul-americanos e, quem sabe, Mundial de kart”, completa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo