Kart Clube recebe concessão de terreno no Complexo Chico Wehmuth

Entidade é a terceira a assinar contrato; estruturas estarão disponíveis para grupos alheios ao automobilismo

Kart Clube recebe concessão de terreno no Complexo Chico Wehmuth

Entidade é a terceira a assinar contrato; estruturas estarão disponíveis para grupos alheios ao automobilismo

O Automóvel Kart Clube de Brusque (AKCB) e a Prefeitura de Brusque oficializaram, na tarde desta quarta-feira, 29, a concessão de uma área de 88 mil metros quadrados no Complexo Chico Wehmuth.

Nela serão construídas uma pista de kart de licença grau 2 da Federação Internacional do Automóvel (FIA), que permite receber algumas competições internacionais de automobilismo, além de diversas estruturas voltadas ao kart, a competições de arrancada e a entidades interessadas no aluguel de espaços. O Kart Clube é a terceira associação que oficializou a concessão, além do Brusque Futebol Clube e do Brusque Jeep Clube.

O presidente do Kart Clube, Aknaton Camargo, reitera as intenções de que no local funcionem uma escolinha de kart aberta a crianças carentes do município e espaços para o desenvolvimento do esporte para escolas particulares. Há ainda a busca por parcerias para o início do kart elétrico em Brusque, variante que é cogitada para integrar os Jogos Olímpicos.

“Não será um espaço apenas do kart. Teremos outras modalidades junto conosco, outros eventos. Estará aberto a toda a sociedade, a todos que queiram praticar algum esporte junto conosco. Ficamos responsáveis por construir um pavilhão de eventos de 8 mil m² voltado para nós e outras modalidades, além de feiras, escritórios, outros eventos. Modalidades de pequeno porte, sem verba para investir em espaços, poderão utilizar a área.”

O presidente da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc), João Novaes, lembra que há apenas três pistas de kart de nível internacional no estado: uma em Balneário Camboriú e duas em Florianópolis. Brusque seria o terceiro município catarinense com uma pista apta a receber eventos internacionais.

“Em Indaial, de onde sou, foi feito um kartódromo com um acordo muito parecido, inclusive com a mesma duração. Não tem como dar errado. Participo de eventos fora do estado e penso em trazê-lo. Se pudermos trazer um evento internacional para Brusque, estaremos na luta, é do trabalho que cabe à federação”, explica.

Os próximos passos consistem finalização e na aprovação de projetos da pista do Kart Clube junto à Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis). Desta forma, os projetos se adequariam à Lei de Incentivo ao Esporte e estariam prontos para captação de recursos. A previsão é de que a pista esteja pronta entre 2022 e 2023, e o complexo inteiro, com todas as estruturas, entre 2024 e 2027.

O Kart Clube de Brusque é o mais antigo do estado, fundado em 9 de setembro de 1972, um ano antes da federação estadual. A exemplo dos acordos firmados com o Brusque e com o Jeep Clube, o contrato de concessão é válido por 20 anos, renovável por mais 20.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo