Kassin já pode ser visitado em Pomerode
Chimpanzé que integrava o Zoo de Brusque já está adaptado em seu novo lar
Transferido no fim do ano passado, o chimpanzé Kassin – que fazia parte do acervo do Zoobotânico de Brusque – já está pronto para visitação em seu novo lar: o Zoológico de Pomerode.
O chimpanzé chegou ao novo espaço nas últimas semanas de dezembro e já está adaptado ao seu novo recinto, na companhia de seu irmão, o Sudão.
“Fizemos o processo de adaptação por cinco dias, para ele conhecer bem o local e o animal que vai dividir o recinto e ele respondeu muito bem. Na segunda-feira passada, ele já foi liberado para a visitação no parque”, diz o biólogo e responsável técnico do Zoobotânico de Pomerode, Claudio Hermes Mass.
De acordo com ele, o animal já está integrado à sua nova rotina. “Ele já se acostumou muito bem, principalmente com a companhia do outro animal, que é o seu irmão. Podemos dizer que ele já está totalmente integrado, só esperando os visitantes”.
O processo de transferência
A transferência do chimpanzé Kassin iniciou no dia 24 de novembro, quando funcionários do Zoo de Pomerode chegaram em Brusque para auxiliar no processo. Inicialmente, o plano era colocar uma caixa metálica dentro do recinto do animal e esperar ele entrar – por vontade própria, para só então, fechar e transportar até o outro zoológico.
No entanto, Kassin demorou mais tempo que o planejado para entrar na caixa, por isso, quase um mês após o início do processo, os profissionais optaram por sedar o animal para poder transportá-lo. “Colocamos ele na caixa, esperamos o efeito da anestesia passar e só então ele foi transportado. Optamos por esperar ele acordar para poder levá-lo porque o risco de anestesiar um animal deste tamanho é muito grande, então se acontecesse algo com ele no meio do caminho, seria difícil fazer alguma coisa”, explica o biólogo, responsável técnico e coordenador do Zoo de Brusque, Rodrigo de Souza.
Segundo ele, o procedimento foi tranquilo e rápido. “Iniciamos o procedimento às 9h da manhã e ao meio-dia ele já estava acordado e pronto para ser transportado”.
Kassin integrava o Zoo de Brusque desde 2010. Ele é original do Zoológico de Sapucaia do Sul (RS), mas antes de chegar no município, estava no parque Beto Carrero World. “Aqui em Brusque ele vivia sozinho, então houve a proposta para ele fazer parte de um grupo familiar em Pomerode. Fizemos várias reuniões e a nossa intenção é buscar o bem estar do animal, lá ele terá uma qualidade de vida melhor, já que estará convivendo com outro chimpanzé”, avalia.