Apaixonados pela cozinha oriental e com a vontade de criarem o próprio restaurante, os amigos Márcio Yuji Okada e Edirlei Luiza Camilo, popular Kita, decidiram abrir o Kay Sushi. Atuando no mercado de Brusque há seis anos, o ambiente aconchegante e com boa comida atrai cada vez mais clientes que não poupam elogios aos chefs.
Yuji, que trabalha no ramo desde os 14 anos, sonhava em ter um restaurante para chamar de seu. Por anos, ele trabalhou em algumas cozinhas orientais em São Paulo. Após passar as férias em Santa Catarina, ficou encantado pela região. Nesse momento ele decidiu sair do antigo emprego para trabalhar no estado.
Ele trabalhou em vários estabelecimentos da região até 2011, quando decidiu voltar para São Paulo. No ano seguinte, um colega que tinha um restaurante em Brusque o chamou para trabalhar, mas pouco tempo depois o estabelecimento fechou as portas. Nesse momento Yuji teve certeza que era a hora de abrir o próprio negócio.
Hoje, ele aplica boa parte das experiências que adquiriu na capital paulistana no próprio estabelecimento. O Kay Sushi prima pela essência da culinária japonesa desde o sushi mais tradicional até o mais contemporâneo, com a qualidade do tempero e peixes frescos, além de seguir o modo correto na preparação.
“O arroz é a alma do sushi, então procuro fazer um arroz padrão e da melhor forma. Não substituo ingredientes, mantenho o máximo de originalidade possível dentro da ideia do sushi”, destaca Yuji.
Essa qualidade e exclusividade conquistou os moradores de Brusque e região. Frequentemente os clientes procuram os proprietários para elogiar os pratos e avaliar que o sushi é diferente dos demais. Conforme Kita, algumas pessoas que vêm de Florianópolis já disseram que não encontram um sushi tão fresco quanto o do Kay Sushi.
“Eles comem saboreando, sabendo que é gostoso”, destaca a sócia-proprietária.
Eles afirmam que toda matéria-prima comprada para montar os pratos é pensada, levando em consideração a qualidade do peixe e não o preço. “Isso que faz a diferença, pois não compramos peixe perto de vencer e nosso camarão não contém conservantes”, enfatiza Yuji.
Além disso, o estabelecimento já recebeu o certificado de Melhor Restaurante de Brusque por quatro vezes. Por esse e outros motivos, o Kay Sushi procura manter um padrão de qualidade de comida e higiene. “Os médicos ginecologistas só liberam as mulheres grávidas para comerem aqui porque conhecem a procedência do nosso sushi”, revela o proprietário.
Por serem apaixonados pela cozinha oriental, eles fazem questão de trazer o melhor aos clientes e, por isso, atendem desde o público que prefere opções à la carte até as pessoas que gostam do rodízio. “Atendemos a classe A, B e C”.