Lagartixa derruba fornecimento de energia elétrica em milhares de casas de Blumenau
Segundo a Celesc, tipo de equipamento ainda usado na região aumenta a probabilidade de acidentes com animais
Segundo a Celesc, tipo de equipamento ainda usado na região aumenta a probabilidade de acidentes com animais
Moradores da Vila Itoupava, em Blumenau, ficaram sem energia elétrica por pouco mais de uma hora na noite de terça-feira, 29. A causa não foram ventos, raios ou chuva forte, mas pela ação de uma lagartixa. O acidente, apesar de inusitado, nem é tão incomum, segundo a Celesc.
Conforme o gerente regional da companhia, João Marcos Ribeiro, esse tipo de ocorrência só é possível devido ao tipo de isolador usado nos postes da Vila Itoupava. Chamado de “hitop”, o equipamento tem a função de isolar os fios de energia da estrutura do poste, que tem contato com o solo.
Porém, como o isolador tem dimensões muito pequenas, um animal (como uma lagartixa ou até uma perereca) pode subir no equipamento e tocar nos fios, fazendo contato direto com a estrutura abaixo, gerando um curto-circuito.
Segundo Ribeiro, na maior parte da cidade um outro tipo de isolador vem sendo instalado, com maiores dimensões, o que torna improvável esse tipo de problema. Porém, ele conta que na região da rua Nereu Ramos, no Centro, já houve casos de tucanos acidentados.
Lá, a solução encontrada foi instalar um tipo de afastador de rede, para garantir que os pássaros não alcancem o fio com o bico quando estiverem sobre a estrutura do poste.
O problema na Vila Itoupava durou das 21h20 às 22h40 e atingiu pouco mais de 2,3 mil unidades consumidoras.