Lançado livro do Sesquicentenário
Obra reúne textos de mais de dez autores que contam a história de Brusque
Na noite de terça-feira, 31 de julho, o livro ‘Brusque 150 anos: Tecendo uma História de Coragem’ foi lançado no hall do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB). O projeto teve início em 2010, ano do sesquicentenário da cidade, e reúne textos elaborados por dez historiadores.
Segundo o organizador e diretor do Departamento de Patrimônio Histórico de Brusque, Marlus Niebuhr, a elaboração da obra contou com certos critérios:
– Pensamos que este livro deveria ter rigor acadêmico, com fontes citadas, mas com linguagem atrativa. Além disso, as imagens deveriam contar a história dos capítulos e ainda teve a parte do design, que deveria ser atrativa para a leitura.
Niebuhr destaca que a obra deve ser um divisor na forma de pensar o fazer histórico na cidade, mas que ainda assim, como é característico da história, não é definitivo.
O superintendente da Fundação Cultural de Brusque, Ivon Pereira de Mello, agradeceu o trabalho dos gestores que passaram pela secretaria durante a execução do projeto do livro comemorativo.
O trabalho com a cultura, não é como o trabalho com obras, que o resultado é evidente e imediato. Ele dá resultado à longo prazo.
Já a secretária de Educação, Gleusa Luci Fischer, falou do trabalho em parceria da sua pasta com a da Cultura e comentou que as duas vertentes são indissociáveis.
– Quando me falaram deste projeto fiquei entusiasmada, porque é um livro para utilização didática, para o ensino de História do nosso município – comenta Gleusa.
E o prefeito, Paulo Roberto Eccel, agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para a execução do projeto e finalizou informando que o próximo passo é a tradução do livro para um segundo idioma: o alemão.
Homenagens
O historiador Robson Gallassini foi lembrado por todas as autoridades presentes. Autor de três capítulos de ‘Brusque 150 anos: tecendo histórias de coragem’, o jovem pesquisador em História e professor morreu em maio de 2012, aos 32 anos. A família de Gallassini recebeu exemplares do livro que teve sua grande contribuição.
Brusque 150 anos: Tecendo Uma História de Coragem
O livro “Brusque 150 anos: Tecendo Uma História de Coragem” tem mais de 500 páginas, baseadas em pesquisas de aproximadamente 15 acervos públicos e particulares. São 14 capítulos, em volume único, além dos anexos, com mais de 470 imagens, incluindo fotos, mapas e ilustrações. Foi elaborado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque, em parceria com a Secretaria de Educação, sob a coordenação do diretor de Patrimônio Histórico, Marlus Niebuhr.