Lançamento de revista marca evento em comemoração aos 90 anos do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz
Padres Adilson e Nivaldo foram homenageados
Uma solenidade em alusão aos 90 anos do curso de Filosofia da Faculdade São Luiz reuniu alunos, ex-alunos, professores, ex-professores e autoridades religiosas na manhã desta sexta-feira, 17. O evento foi sediado no auditório da instituição.
O ato foi marcado pelo lançamento de uma revista que recorda os 90 anos do curso. Foram homenageados também os professores que marcaram o curso, padre Adilson Colombi e padre Nivaldo Alves de Souza.
As autoridades que discursaram lembraram das memórias de pessoas que exerceram grandes trabalhos em prol da Filosofia. Entre eles, os padres Roberto Bramsiepe, Orlando Maria Murphy, Pedro Canísio Rauber e João da Cruz Stuepp.
O legado do fundador da congregação dehoniana, padre Leão Dehon, também foi relembrado durante a solenidade na faculdade. Após o ato, uma missa foi celebrada no convento Sagrado Coração de Jesus.
O diretor do Colégio e Faculdade São Luiz, padre Silvano João da Costa, celebrou o marco da instituição e comentou a importância do curso para a sociedade e para a igreja. Além disso, Silvano mencionou o lançamento da revista.
“Um dos pontos fundamentais foi deixar registrada a história. A revista tem como finalidade ser um depósito desta memória, além de levar o conhecimento às pessoas”, afirma o sacerdote.
O arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, marcou presença no evento. Ele, assim como outros bispos, também foi aluno e professor do curso.
“Depois de 90 anos, o curso cumpriu e cumpre com toda força o propósito inicial: ajudar a preparar pessoas a interpretar os momentos da vida de uma forma verdadeira e profunda”, diz o arcebispo.
Homenagens
Os padres Adilson e Nivaldo receberam uma placa em alusão aos trabalhos prestados durante os anos do curso em Brusque. Em pronunciamento, os sacerdotes lembraram também de marcos deixados por outras pessoas que também contribuíram com o curso.
“É muito especial para mim. Não fui só professor, mas, também, aluno. Então, minha alegria é dupla. É um momento de agradecimento a todos aqueles que colaboraram com tanta coisa boa que nossa faculdade também realiza em prol da sociedade brusquense”, comenta Nivaldo.
Adilson não está mais em sala de aula como professor, mas ainda auxilia em orientações de trabalhos de conclusão de curso aos estudantes de Filosofia do São Luiz. Ele também celebra os 90 anos de trajetória do curso.
“Tenho a sensação de ter contribuído um pouco na vida de muitos. Às vezes, encontro antigos alunos ou alunas. [Professores] são pessoas que, de alguma ou de outra forma, ajudam a construir algo pelos valores que apresentam em sala”, finaliza o sacerdote.
– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque