Lançamento do livro Conversas Praianas
Às 10 horas do próximo sábado, dia 11, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque e a Livraria Graf estarão promovendo o lançamento de meu novo livro de crônicas Conversas Praianas. Toda a renda com a venda dos livros será revertida para essa entidade filantrópica que, desde 1990, vem prestando um inestimável serviço à saúde coletiva das mulheres, desde o ano de 1990.
Em nossa cidade, quem não conhece o extraordinário trabalho assistencial realizado por essa Rede da solidariedade a serviço da saúde feminina? Basta lembrar do mês de outubro, quando muitos pontos da cidade se vestem de cor-de-rosa. E também do tradicional pedágio, quando as esquinas e sinaleiras da nossa cidade se transformam numa impressionante parada da solidariedade humana. Todos os que colaboram sabem que aqueles reais doados num átimo de tempo entre o vermelho e o verde do sinal de partida, serão aplicados nos muitos exames preventivos de colo de útero, com todo o carinho próprio do trabalho voluntário, sem qualquer custo para as pacientes.
Como se sabe, a prevenção é a melhor forma de evitar que o câncer possa levar à morte do paciente. E o trabalho realizado voluntariamente por essas mulheres que vestem o uniforme cor-de-rosa, símbolo da filantropia fraternal, tem por objetivo precípuo a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.
Não é só isso. Doação de próteses de silicone, orientação e apoio psicológico, transporte de pacientes para os diversos tipos de tratamento do câncer e doação de cestas básicas às famílias carentes das pacientes com câncer, fazem parte da importante assistência solidária prestada pela Rede Feminina. Voluntariamente, essas 50 mulheres de corações róseos cheios de solidariedade, ainda realizam trabalho voluntário para produzir peças de artesanato com a renda revertida para ajudar nas despesas da Entidade.
Isso, num país em que a saúde pública é tão precária, não deixa de ser um extraordinário trabalho.
Quanto ao livro a ser lançado, trata-se de uma coletânea de crônicas sobre Balneário Camboriú, sua conhecida praia e alguns de seus personagens e artistas de rua que fazem a história cultural da cidade, mas que infelizmente não gozam do merecido reconhecimento.
A maior parte das crônicas, no entanto, narra as conversas do grupo de moradoras e veranistas do condomínio Alvorada do Atlântico. Daí o título do livro, Conversas Praianas. Nas férias de verão, essa tribo de veranistas se reúne para conversar sobre a vida da família, do lar e dos outros também, porque ninguém está a salvo de uma boa fofoca.
A você, meu leitor, fica aqui o convite para prestigiar o evento literário, que acontecerá no Salão de Exposição da Livraria Graf.