Laudo aponta causa da queda de calçada durante evento de Natal em Joinville
Estrutura foi construída na década de 1970, conta o delegado responsável pelo caso
O laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP), que investigou a causa da queda de calçada durante evento de Natal, em Joinville, apontou que a rotação de uma viga antiga foi responsável pelo desmoronamento da estrutura. Acidente aconteceu na noite de 22 de novembro.
O delegado responsável pelas investigações, Fábio Baja, explica que a rotação da viga prejudicou a estrutura que estava sobre ela, ou seja, a calçada, que cedeu por conta do problema estrutural.
Segundo Fábio, a viga foi construída na década de 1970. Nos últimos anos, outras obras também foram realizadas no local, como a de macrodrenagem do Rio Mathias e a manutenção da antiga calçada.
Por conta da quantidade de obras e manutenções realizadas no local, é difícil saber qual das intervenções pode ter causado a rotação da viga, aponta o delegado. “Ainda não dá para saber se foi um desgaste natural, se foi intervenção da obra do Rio Mathias ou nova calçada. Talvez nunca dê pra saber”, comenta.
Caso seja necessário, o delegado irá pedir a realização de uma nova perícia. Para isso, o Ministério Público (MP-SC) precisa aumentar o prazo de entrega do inquérito policial, aponta o delegado. Porém, a necessidade de novo laudo será avaliada.
Investigações
Além do laudo, a Polícia Civil também já ouviu a Prefeitura de Joinville e o Consórcio Motta Junior, empreiteira responsável pelas obras de macrodrenagem do rio Mathias. O delegado também aguarda o recebimento de alguns documentos municipais para análise.
Parte das vítimas da queda também precisam ser ouvidas, porém, muitas delas ainda não foram identificadas, aponta o delegado. Por isso, polícia pede que as vítimas que não puderam prestar depoimento entrem em contato com a 1ª Delegacia de Polícia da Comarca de Joinville pelo telefone 3481-2101.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube