A Unimed Brusque lançou recentemente a inteligência artificial denominada Laura, com o objetivo de conhecer melhor os beneficiários e oferecer um atendimento personalizado.
De acordo com a coordenadora médica de serviços em saúde da Unimed Brusque, Daniela Salvado Alves, a Laura irá conhecer cada cliente com os dados preenchidos em um questionário, por meio de um link que será enviado via WhatsApp.

As perguntas são relacionadas ao histórico dos pacientes, como por exemplo, doenças crônicas, se frequenta o médico, e que no futuro irá interagir com os clientes. “Dessa forma, podemos mapear os nossos 18 mil beneficiários e poderemos atendê-los com maior eficiência”, comenta a coordenadora médica.

Segundo ela, com os dados informados e protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a inteligência artificial irá conhecer os beneficiários e conseguir direcionar cada caso dentro do plano de saúde.

“Nesta primeira etapa, as pessoas irão receber o link através do contato pelo WhatsApp. Elas irão para a triagem virtual, onde é feito o mapeamento de cada beneficiário. Conforme o usuário confirma as informações, o questionário passa para as próximas”, detalha.
Daniela ressalta que todos os beneficiários da Unimed Brusque são contemplados com a inteligência artificial e devem receber a mensagem com o mapeamento.

Inovação

O presidente da Unimed Brusque, Dr. Humberto Teruo Eto, destaca que a Laura trará o que existe de melhor para os beneficiários dentro da inovação no setor da saúde. “Buscando sempre um atendimento diferenciado para além da IA, tentando ampliar o contato sem deixar de trazer com a tecnologia a parte humana”, complementa.

Ele ainda pontua que a Laura foi trazida para captar e identificar melhor as necessidades dos clientes e obter um atendimento personalizado. “Nesse primeiro momento, estamos buscando dados e peço que nossos beneficiários participem e respondam para poder auxiliar a todos que necessitarem.”, finaliza.

Para o vice-presidente da Unimed Brusque, Charles Machado, “a Laura vem somar em todas as ações que nós estamos trazendo para a Unimed Brusque. Além de nos colocar junto às demais coirmãs que já possuem a ferramenta, ela vai ajudar a conhecer melhor nossa carteira de clientes”.

Ele ressalta ainda a importância da prevenção e controle de doenças crônicas e a promoção da saúde dos clientes. “Talvez, em um futuro breve, iremos evoluir para um pronto atendimento digital, que facilite o usuário que precisa de um serviço mais ágil e que às vezes não consegue se deslocar para um hospital ou consultório”, prevê.

Segunda etapa: acesso aos cuidados

Após o período de mapeamento e cadastro dos clientes, que pode levar alguns meses, os usuários serão avisados novamente por meio de mensagem que a inteligência artificial está disponível.

Inicialmente, a Laura irá monitorá-los com o objetivo de planejar o cuidado. “Então, em determinados momentos, a Laura inclusive é a persona que cuida dos clientes, conduzindo e comunicando”, conta Daniela.

Como exemplo, a coordenadora médica cita os pacientes hipertensos. Questionamentos como o que o paciente deve saber, quantas vezes fazer a consulta com cardiologista, se necessitar fazer algum procedimento, poderão ser respondidos pela Laura.

Prevenção de doenças e promoção da saúde

A inteligência artificial irá estimular a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade, e promover a saúde.

“Ela irá estimular a prática saudável, saber da alimentação, se consome água o suficiente, se faz exames preventivos. Como exemplo, o Outubro Rosa, que nesse momento é feito o contato direto para agendamento de exames, será integrado pela Laura e vamos conseguir ampliar o atendimento dos clientes”, detalha.

A coordenadora médica explica que em um certo momento, os usuário poderão entrar em contato com a Laura, para ter um encaminhamento. Além das campanhas, os clientes poderão ser auxiliados em atendimentos de especialistas ou queixas específicas. “A ideia é otimizar, expandir e jamais perder a qualidade”, ressalta.

Unimed Brusque – Sede Administrativa

Endereço
R. Guilherme Wegner, 935 São Luiz, Brusque

Atendimento
Segunda à sexta, das 07:30 até 19:30