Inovação
O presidente da Unimed Brusque, Dr. Humberto Teruo Eto, destaca que a Laura trará o que existe de melhor para os beneficiários dentro da inovação no setor da saúde. “Buscando sempre um atendimento diferenciado para além da IA, tentando ampliar o contato sem deixar de trazer com a tecnologia a parte humana”, complementa.
Ele ainda pontua que a Laura foi trazida para captar e identificar melhor as necessidades dos clientes e obter um atendimento personalizado. “Nesse primeiro momento, estamos buscando dados e peço que nossos beneficiários participem e respondam para poder auxiliar a todos que necessitarem.”, finaliza.
Para o vice-presidente da Unimed Brusque, Charles Machado, “a Laura vem somar em todas as ações que nós estamos trazendo para a Unimed Brusque. Além de nos colocar junto às demais coirmãs que já possuem a ferramenta, ela vai ajudar a conhecer melhor nossa carteira de clientes”.
Ele ressalta ainda a importância da prevenção e controle de doenças crônicas e a promoção da saúde dos clientes. “Talvez, em um futuro breve, iremos evoluir para um pronto atendimento digital, que facilite o usuário que precisa de um serviço mais ágil e que às vezes não consegue se deslocar para um hospital ou consultório”, prevê.
Segunda etapa: acesso aos cuidados
Após o período de mapeamento e cadastro dos clientes, que pode levar alguns meses, os usuários serão avisados novamente por meio de mensagem que a inteligência artificial está disponível.
Inicialmente, a Laura irá monitorá-los com o objetivo de planejar o cuidado. “Então, em determinados momentos, a Laura inclusive é a persona que cuida dos clientes, conduzindo e comunicando”, conta Daniela.
Como exemplo, a coordenadora médica cita os pacientes hipertensos. Questionamentos como o que o paciente deve saber, quantas vezes fazer a consulta com cardiologista, se necessitar fazer algum procedimento, poderão ser respondidos pela Laura.
Prevenção de doenças e promoção da saúde
A inteligência artificial irá estimular a prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade, e promover a saúde.
“Ela irá estimular a prática saudável, saber da alimentação, se consome água o suficiente, se faz exames preventivos. Como exemplo, o Outubro Rosa, que nesse momento é feito o contato direto para agendamento de exames, será integrado pela Laura e vamos conseguir ampliar o atendimento dos clientes”, detalha.
A coordenadora médica explica que em um certo momento, os usuário poderão entrar em contato com a Laura, para ter um encaminhamento. Além das campanhas, os clientes poderão ser auxiliados em atendimentos de especialistas ou queixas específicas. “A ideia é otimizar, expandir e jamais perder a qualidade”, ressalta.