X
X

Buscar

Laurinha tem reação alérgica durante aplicação do medicamento

Procedimento foi interrompido e nova aplicação deve acontecer em breve

Anna Laura Orsi Batista, a Laurinha, teve uma reação alérgica durante a aplicação da dose de zolgensma, nesta quinta-feira, 8. O procedimento aconteceu no Hospital Samaritano, em São Paulo.

Leia mais:
VÍDEO – Após reação alérgica, Laurinha se recupera e recebe dose do medicamento

De acordo com a família, a aplicação foi interrompida após a reação alérgica. “Assim que possível, a aplicação do medicamento será retomada de maneira mais lenta e associada com outras medicações para que isso não aconteça novamente”, informaram.

Laurinha foi diagnosticada com Amiotrofia Muscular Espinhal, AME tipo 1, aos sete meses de vida. Nesta semana, o pai Evandro Rodrigo Batista, explicou que ela, que está com 1 ano e 7 meses, receberia a infusão de maneira intravenosa. Ou seja, uma aplicação diretamente na veia.

Nas redes sociais, os pais de Laurinha chegaram a fazer uma transmissão ao vivo durante a aplicação. Entretanto, ela foi interrompida com a reação alérgica.

“Foi um grande susto para nós mas a equipe médica rapidamente agiu e conseguiram estabilizar o quadro”, diz. “Pedimos todas as energias positivas e orações possíveis nesse momento”, completa. Após se recuperar, Laurinha conseguiu receber dose do medicamento.

Arquivo pessoal

Viagem até São Paulo

A família foi para São Paulo nesta segunda-feira, 5. Nesta semana, Batista explicou que enquanto viajavam até São Paulo, o medicamento ainda estava em processo de liberação na alfândega. Ainda na segunda, chegou no Brasil e foi liberado pela Anvisa, Secretaria da Fazenda e Receita Federal.

Ele afirma que por questões contratuais não pode falar o valor do medicamento. No entanto, Batista explicou o trâmite para comprar o remédio importado. “Nós tivemos que contratar uma empresa para fazer essa logística. A medicação vai com escolta do aeroporto até o hospital e tudo isso gera custo que nós teremos que pagar”, diz.

Mesmo pagando o medicamento à vista, ele afirma que a burocracia para liberação é muito grande. “Levamos em torno de um mês negociando, assinamos um contrato de 15 páginas cheio de cláusulas”.

Recuperação

De acordo com Batista, após receber o medicamento, Laurinha ficará um dia no hospital com a supervisão da equipe médica. O pai explica que a dose de zolgensma pode causar alguns efeitos colaterais como febre, vômito, queda nas plaquetas e alterações no fígado.

Por isso, a família planejou ficar em São Paulo por um mês após a aplicação do medicamento para, caso seja necessário, Laurinha receber assistência médica o mais rápido possível.

Depois deste primeiro mês, e com a situação da pequena estabilizada, a família retorna para Nova Trento. O próximo passo será a reabilitação de Laurinha, com fisioterapia, fonoaudiologia, pneumologista, fisioterapeuta respiratório e motor. Os cuidados já existiam antes da aplicação do medicamento, como forma de prevenção, mas eles continuarão de maneira mais intensa para reabilitação dela.

Laurinha já tinha sessões de fonoaudiologia e continuará na recuperação | Foto: Arquivo pessoal

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube