Lei pode obrigar agressores de animais a pagarem assistência veterinária após maus-tratos, em Brusque

Projeto foi aprovado em primeiro turno na Câmara de Brusque

Lei pode obrigar agressores de animais a pagarem assistência veterinária após maus-tratos, em Brusque

Projeto foi aprovado em primeiro turno na Câmara de Brusque

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou nesta terça-feira, 7, em primeiro turno, o projeto de lei que responsabiliza os agressores de animais por todas as despesas de assistência veterinária e os demais gastos decorrentes dos maus-tratos, se tiver ocorrido na cidade.

O substitutivo global ao projeto de lei 94/2021, apresentado em 2021 por Alessandro Simas (PP) e André Rezini (Republicanos), recebeu o apoio unânime do plenário.

O texto prevê que o agressor ficará obrigado a ressarcir a administração pública municipal ou as organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal em até 30 dias após ser notificado dos custos relativos aos serviços veterinários prestados para o tratamento do animal e as despesas.

Se o ressarcimento não ocorrer de forma voluntária, os valores apurados serão lançados pela Fazenda Municipal como dívida ativa não tributária, devendo ser destinados a políticas públicas em prol da proteção animal e à celebração de convênios com ONGs dedicadas à causa.

Em parecer conjunto, as comissões de Constituição, Legislação e Redação (CCLR) e de Serviços Públicos (CSP) do Legislativo se manifestaram favoravelmente à matéria.

“A medida trará maior segurança aos animais, por se tratar de uma forma de proteger esses seres que, por não possuírem capacidade civil, estão à mercê de pessoas insanas”, registrou o relator do projeto, vereador Jean Dalmolin (Republicanos).

O substitutivo global ao PL nº 94/2021 ainda precisa passar em segunda votação na Câmara e depois ser sancionado pelo prefeito Ari Vequi (MDB) para efetivamente se tornar lei, com efeitos válidos a partir da data de sua publicação no Diário Oficial dos Municípios.

Leia também:

1. Após mãe criar vaquinha, menino Vicente, de Brusque, realiza transplante de fígado
2. Candidato a deputado estadual pelo PSD em 2022 será novo assessor da Câmara de Brusque
3. Hospital Azambuja irá administrar novo pronto atendimento no bairro Santa Terezinha
4. Brusque e Figueirense se enfrentam pela 70ª vez em jogos oficiais; veja o retrospecto
5. Dia Mundial do Rim: conheça o exame disponível no SUS que avalia a função renal


– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo