Lei Rouanet viabiliza espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”
Já estão confirmados o patrocínio das empresas Guabifios, Havan, ZM, Supermercados Archer e Prefeitura de Guabiruba
Faltando pouco mais de dois meses para a 22ª edição do espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, a Associação Artística Cultural São Pedro (AACSP) já comemora o sucesso da captação de recursos a partir da Lei Rouanet, um mecanismo de fomento à cultura através do Governo Federal.
A inscrição do projeto e o contato com os patrocinadores foi realizado com assessoria da PrismaCultural, através de seu diretor e produtor, Sérgio Valle. Até o momento estão confirmadas no patrocínio do evento as empresas Guabifios, Havan, ZM, Supermercados Archer e a Prefeitura de Guabiruba.
“Começamos a trabalhar com a Associação em 2008, através do festival de dança e da elaboração do traje italiano via projeto de lei estadual. No ano seguinte tivemos acesso ao espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”, mas precisamos passar por três edições para colocar todas as necessidades no papel”, lembra o diretor da PrismaCultural, Sérgio Valle.
Em 2015, além de incluir no projeto tudo que precisava se feito, também foi possível avançar. Naquela edição iniciou a contratação de prestadores de serviço e a novidade que mais chamou atenção: a contratação de um ator profissional. Desde então, já passaram pelo palco do espetáculo nomes conhecidos como Julio Rocha, Francisco Cuoco e, este ano, Luciano Szafir.
Outra mudança foi a ampliação das apresentações, de um para dois dias, potencializando os recursos e permitindo um número maior de expectadores. Na última edição, por exemplo, o evento atingiu lotação máxima, sendo prestigiado por oito mil pessoas.
“E tudo isso nós conseguimos sem perder o viés comunitário e a raiz do projeto, que são estas centenas de pessoas que abraçam a causa voluntariamente”, pontua Valle.
Patrocínios
Patrocinador desde a primeira edição do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre”, o empresário Juliano Schumacher, da Guabifios, é um grande incentivador do projeto. “As primeiras diretorias da Associação Artística Cultural São Pedro eram formadas basicamente por colaboradores da empresa. E neste início o espetáculo acontecia de uma forma modesta, mas já tinha o seu charme. Na época lembro que nossa empresa participava com 100% das verbas destinadas ao espetáculo”, afirma Schumacher.
Segundo ele, esta proximidade com o projeto trouxe a confiança necessária para o investimento. “Como conhecia a seriedade das pessoas, sempre contribui com muita tranquilidade. E fico satisfeito em acompanhar esta evolução. Hoje o espetáculo assumiu a conotação de mega produção e, culturalmente falando, é o maior projeto de Guabiruba. Nossa empresa tem sede no município e é normal que concentre a maior parte da contribuição para o espetáculo e para a entidade”, detalha
Pela primeira vez patrocinadora do evento, a Havan também reconhece o impacto cultural do “Paixão e Morte de Um Homem Livre”. “A empresa recepciona mais de três mil pedidos por ano para projetos por Lei de Incentivo. E como o teatro é realizado na região próxima da Havan, é uma estratégia de marketing e de posicionamento social apoiar o projeto, pelas características relevantes de incentivo ao consumidor/cliente de desenvolver cada vez mais a cultura local”, detalha a responsável pelo marketing em mídias sociais da Havan, Agda Caroline da Silva.
O gerente administrativo da ZM SA, Claudio Roberto Bonamente, destaca que a empresa sempre destinou recursos para os setores de cultura e lazer. Por esta razão, já é uma antiga parceira neste projeto. “O espetáculo ‘Paixão e Morte de Um Homem Livre’ é um trabalho sério e que envolve muitas pessoas voluntárias com um potencial artístico singular. Fazer parte deste projeto é muito gratificante e ser parceiro neste espetáculo é a certeza de um recurso bem investido”, comenta.
Em 2019, o Supermercados Archer também renova a parceria com o espetáculo, por acreditar no engajamento comunitário e na cultura como um valor que transforma positivamente a sociedade.
Além disso, o “Paixão e Morte de Um Homem Livre” tem o apoio da Prefeitura de Guabiruba.
Saiba mais
A 22ª edição do espetáculo “Paixão e Morte de Um Homem Livre” será apresentada nos dias 18 e 19 de abril, Quinta e Sexta-Feira Santa, no pátio da Comunidade São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba.