O Jornal Município Dia a Dia tem recebido, desde dezembro, fotos de leitores que denunciavam o uso do carro da Secretaria de Saúde de Brusque para fins pessoais e fora do expediente. A reportagem do MDD verificou durante três dias consecutivos (21, 22 e 23 de janeiro) e constatou que o veículo ficava estacionado em frente a um prédio residencial na rua Mathilde Schaefer, no Centro de Brusque, em horário de almoço. O funcionamento da Secretaria é das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
A reportagem do MDD entrou em contato com a Secretaria de Saúde para verificar o caso e obteve resposta por meio da assessoria de imprensa da prefeitura. De acordo com a nota emitida pelo setor de comunicação, a secretária Maria Aparecida Morelli Belli tinha conhecimento da situação por meio de informações recebidas pela ouvidoria do órgão, tendo inclusive fotografia do comportamento inadequado do servidor, registrada na segunda-feira, 21. A partir disso, o órgão iniciou os procedimentos adequados para coibir a ação. “O servidor é um motorista que está atuando no CAPS, foi devidamente notificado pelo setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde e, por estar em estágio probatório, o ato poderá ser motivo de processo administrativo”, explica em nota.
“Todo cidadão também deve atuar como fiscalizador dos atos municipais, e a ouvidoria é um canal que foi criado para estar sempre aberto, pois o Governo preza por uma atuação transparente, e isso não exclui os atos dos servidores municipais”, disse a secretária de Saúde.