X
X

Buscar

Leitura e desenvolvimento

  • Por Like
  • 18/08/2016
  • 16:30

Leitura, a mais bela arte de aprendizado, ainda não é apreciada por muitos por ser considerada monótona e por existir vários meios de distração. Talvez esteja faltando apenas um estímulo, seja de um amigo, parente ou professor. Com a diversidade de livros, não é difícil começar.

A leitura estimula o raciocínio, abre portas para o conhecimento e melhora o vocabulário, além da incrível sensação de viajar por lugares desconhecidos, onde somente você está por dentro do que está acontecendo. Ler nos faz cidadãos com opiniões formadas.

Uma pesquisa com participação brasileira, publicada na edição on-line da revista especializada Science, mostrou que aprender a ler transforma as redes neurais da visão e da linguagem. Mesmo pessoas alfabetizadas na fase adulta têm suas redes cerebrais acionadas da mesma forma verificada em pessoas alfabetizadas na infância. O que muda é o nível de escolarização, ou seja, quem estuda mais tem maior ativação.

Se aprender a ler já é importante, imaginem o quão importante é o hábito da leitura! Daí não existem limites à imaginação e para o conhecimento…

 

Maria Eduarda Ramos – 15 anos -1ª série