Próxima fase do novo sistema de geoprocessamento de São João Batista será de visitas às casas
Em setembro, empresa Ecosfera realizou a captação de imagens terrestres da área urbana do município
Em setembro, empresa Ecosfera realizou a captação de imagens terrestres da área urbana do município
O novo sistema de geoprocessamento do município deve seguir para a próxima etapa em breve. Em setembro do ano passado, a empresa Ecosfera Consultoria, responsável pela implantação, realizou o captação de imagens terrestres em 360º de todas as ruas da área urbana de São João Batista. As informações foram captadas por um veículo especial, equipado com tripé e câmeras panorâmicas, semelhante ao do Google Street View.
O secretário de Finanças, Luiz Henrique Lauritzen, explica que a empresa já repassou os dados coletados para a prefeitura, e as fotos foram lançadas no Google. Entretanto, ainda não houve o cruzamento das imagens com os dados.
Veja também:
Terceira empresa tem contrato rescindido e obra da creche do Rio Branco para novamente
Prefeitura de Botuverá é condenada a indenizar família de vítima de acidente de trabalho
Nome de hospital é usado para cometer golpe em Brusque
Ele ressalta que o principal objetivo deste serviço é a atualização cadastral imobiliária para que o município tenha um controle maior de todo o perímetro urbano. “A próxima fase é o levantamento em campo, em que irão casa por casa para obter mais informações sobre o imóvel. Isto é, coletar a informação que não aparece nas imagens”, explica.
Além da atualização do cadastro imobiliário, o levantamento será de grande importância para o munícipio, pois indicará as necessidades de cada localidade e auxiliará no planejamento do crescimento urbano dos próximos anos. “É, na verdade, a criação de um banco de dados que será útil em diversas áreas”, acrescenta Lauritzen.
As informações coletadas também serão cruzadas com aquelas obtidas por meio de imagens aéreas, captadas no início de 2018 com a utilização de um avião e câmeras de alta resolução. O levantamento realizado pela Ecosfera Consultoria abrangeu uma área de 30 quilômetros quadrados.
Veja também:
Visa escolhe Brusque para expansão de programa de incentivo ao pagamento por meio eletrônico
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Perícia aponta que Jaguar estava acima da velocidade permitida na BR-470
Atualização do IPTU
O cruzamento das imagens com os dados obtidos no levantamento de campo impactará também no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), pois será possível cobrar mediante a área construída real. Segundo o secretário de Finanças, hoje não ocorre a atualização da planta de valores do IPTU. “É somente atualizado o valor do imposto de acordo com a correção legal, ou seja, a inflação do ano”, informa.
Com os dados em mãos, será possível fazer a alteração de valores de forma correta, sem margens para contestação. “Esse é um projeto essencial diante do crescimento registrado pelo município. Em dez anos, por exemplo, a cidade saiu de 26 mil habitantes para 36 mil, estando entre as três que mais crescem no estado”, salienta Lauritzen.