Licitação do transporte coletivo de Guabiruba deve ser lançada em 2020, diz Matias Kohler
Anúncio foi feito durante entrevista sobre Semana do Brasil, apoiada pela CDL
Anúncio foi feito durante entrevista sobre Semana do Brasil, apoiada pela CDL
O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, disse que a sua expectativa é lançar o edital de concessão do transporte coletivo no próximo ano. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, na manhã desta quarta-feira, 11.
“Hoje, o cidadão não tem como chegar ao comércio”, avaliou o prefeito. Ele comentou que atualmente as poucas linhas que existem são de Brusque e funcionam em horários escassos. “É uma lógica antiga de quando os ônibus vinha para Guabiruba levar e trazer mão de obra para as fábricas de Brusque”, acrescentou.
O prefeito afirmou que essa realidade impacta diretamente no movimento dos lojistas do Centro e dos bairros. “Com o transporte coletivo, o cidadão vai ter segurança de que vai voltar no horário, automaticamente, isso vai movimentar o comércio”, declarou.
A implantação de um sistema público de ônibus é uma novela que começou em 2014. O lançamento do edital foi cogitado em 2017, mas não se concretizou.
Matias Kohler justificou o atraso. Segundo ele, a prefeitura identificou, naquela época, que a malha viária é precária, com muitas vias de barro.
O prefeito disse que essa precariedade elevaria o custo da passagem. Kohler afirmou que a prefeitura pavimentará cerca de 25 quilômetros de ruas para mudar essa realidade.
O presidente da CDL, Giovani Ricardo Piaz, afirmou que o transporte coletivo é importante para os lojistas.
A Semana do Brasil é uma ação nacional, apoiada pelo governo, que começou no dia 6 e vai até o próximo domingo, 15. Piaz disse que o anúncio foi deixado para esta quarta-feira para dar um impulso na segunda semana, quando esse tipo de iniciativa perde a força.
O presidente explica que a Semana do Brasil vai ter promoções, mas fica a cargo de cada lojista definir o percentual. Piaz pediu que os lojistas participem da ação e enfeitem suas lojas para empolgar os clientes.
Piaz também anunciou mais edição do Sábado Mais, em frente à prefeitura, neste sábado, 14. As atividades de saúde e de lazer para as crianças e adultos vão das 9h às 15h. “Também sugerimos ao comércio que fique aberto neste horário”, disse.
O presidente aproveitou a ocasião para pedir que os lojistas se associem à entidade. Atualmente, são 116 sócios. Piaz diz que ainda existe resistência por parte de alguns empresários em integrar a CDL, o que deve mudar aos poucos.