X
X

Buscar

Licitação para conclusão do Centro de Inovação em Brusque está pronta para ser lançada

Comissão espera que processo licitatório seja finalizado neste ano para a obra ser retomada em 2023

A licitação para conclusão da obra do Centro de Inovação de Brusque e região já está pronta, conforme aponta o comitê de implantação. No entanto, ainda não há data para publicação do edital. O comitê de implantação espera que a licitação ocorra ainda neste ano, assim como a escolha da empresa vencedora. Por se tratar de um ano eleitoral, os integrantes do comitê temem que a situação se prolongue por mais alguns meses.

A construção do prédio está parada há meses, desde que o contrato entre o governo do estado e empresa Esphera Sul foi rescindido. Conforme divulgado anteriormente pelo jornal O Município, a licitação só poderia ser divulgada após a construção passar por uma perícia para apurar os valores que deveriam ser pagos para empresa anterior.

Finalização da obra

Na sexta-feira, 15, Günther Lother Pertschy e outros integrantes do comitê se reuniram com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e toda equipe, para questionar a construção do prédio. Ele explica que a eleição tende a dificultar o processo. “Não temos uma data prevista e não vamos arriscar falar uma, pois é um ano difícil”, diz.

Na última análise realizada no espaço pela pasta, um relatório apontou que 98% da obra já estava pronta, mas eles acreditavam que 20% da estrutura deveria ser recuperada devido à ação do tempo e dos atos de vandalismo.

Como a estrutura é vigiada por seguranças 24 horas por dia, ele acredita que com isso novos casos de vandalismo não devem acontecer. No entanto, Günter aponta que conforme o tempo passa, é possível que a ação do tempo danifique mais a obra. “O desgaste do tempo e o vandalismo que houve prejudicam e fazem com que o percentual tenha que ser revisto”, aponta.

Segundo Günther, já foi realizado um levantamento dos custos, o que precisa ser feito ou substituído na estrutura. Ele não soube informar sobre os valores da obra previstos no edital da licitação.

Apesar do prédio não estar pronto, Günther comenta que a equipe continua trabalhando ativamente para construir o ecossistema de Brusque e região. “São várias frentes com desenvolvimento de talentos, tecnologia, pré-incubação, o Programa Nascer está com inscrições abertas, temos editais, estamos fazendo um trabalho paralelo. Independente de ter o prédio, nós fazemos os eventos e atuamos em trabalhos”, salienta.