Ligações interurbanas são gratuitas nos orelhões da Oi

No entanto, Procon de Brusque já recebeu reclamações de aparelhos que não funcionam

Ligações interurbanas são gratuitas nos orelhões da Oi

No entanto, Procon de Brusque já recebeu reclamações de aparelhos que não funcionam

Desde o dia 1º deste mês é possível realizar gratuitamente ligações interurbanas para telefones fixos por meio de orelhões da Oi. A medida atinge 14 estados das regiões Norte, Sul e Nordeste, inclusive Santa Catarina, e foi imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), porque a empresa de telefonia não está disponibilizando o patamar mínimo de equipamentos em condições de uso nesses locais.

Em Brusque, segundo o Procon, a partir do período que a exigência da Anatel começou a valer, o órgão começou a receber reclamações sobre o mau funcionamento dos orelhões. O diretor-administrativo, Anderson Merlo, conta que até então não era comum haver contestações. “Em razão da divulgação da gratuidade das ligações, algumas pessoas procuraram o aparelho fazer utilizá-lo e quando chegaram perceberam que não funcionava, por isso, vem até nós para reclamar”.

Segundo ele, desde o dia 1º de outubro, quatro consumidores registraram a reclamação. Porém, neste mesmo período foram identificados pelo Procon mais três orelhões que não funcionam, totalizando sete. São quatro no Centro, dois no Limeira e um no Santa Terezinha.

Na tarde de ontem o Município Dia a Dia foi às ruas para saber se a população sabia da gratuidade das ligações interurbanas por orelhões. Das quatro pessoas entrevistas, nenhuma tinha conhecimento da medida. A costureira Ângela Maria Morette afirma que não costuma usar o aparelho e acha interessante a regulamentação. “É muito bom, principalmente para quem não tem celular e pode precisar”.

O vendedor Marcelino Vieira da Silva nunca utilizou orelhão e considera uma boa alternativa. O consultor Júnior Santielle Vergasta também não sabia da medida e afirmou que qualquer benefício é bem-vindo. A aposentada Iolanda Soares não faz uso de orelhões, no entanto, acredita que pessoas que não têm celular poderão usar numa emergência fora de casa. “Ajuda quem precisa”, afirma.


Chamadas locais

Pela mesma razão de não disponibilizar o patamar mínimo de equipamentos em condições de uso, desde abril deste ano as chamadas locais de orelhões da Oi para telefones fixos já vinham sendo feitas de forma gratuita em 15 estados.


Verificação

Em fevereiro e agosto de 2016, a Anatel fará uma nova verificação sobre os patamares de orelhões ofertados pela Oi. Se o problema persistir, a partir de 1º de abril serão gratuitas as ligações locais de orelhões para celulares, e a partir de 1º de outubro do ano que vem, não haverá cobrança pelas ligações interurbanas para celulares.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo