Livro que traz história e bastidores de todas as eleições em Brusque será lançado em março
Publicação foi escrita em parceria entre Danilo Moritz, Celso Westrupp e Ciro Francisco Imhof
O livro ‘Eleições em Brusque – Bastidores, Personagens e Resultados’, será lançado em um evento no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque no dia 28 de março. O livro foi escrito em parceria entre o ex-prefeito Danilo Moritz e os amigos Celso Westrupp e Ciro Francisco Imhof.
A obra traz o registro detalhado dos resultados de todas as eleições feitas na cidade, tanto as municipais como as estaduais e nacionais, além de contar bastidores, conchavos e negociações por trás de candidaturas e campanhas.
A publicação, que terá 400 páginas, foi apresentada durante coletiva de imprensa na noite de terça-feira, 22, na Sociedade Cruzeiro, no bairro Guarani. Segundo Moritz, a ideia de criar o livro nasceu em uma mesa no espaço, durante uma das reuniões do grupo de amigos.
Moritz detalha que, em 2020, Celso ficou muito doente. Então, em novembro daquele ano, em uma conversa com Ari Cesar Zanon, foi pensado em escrever o livro sobre a história das eleições, a fim de homenagear o amigo.
“Eu acho que, no fundo, isso deu uma nova vida para o Celso, deu propósito. A gente sabia que ele foi o grande guru das eleições em Brusque, durante mais de 40 anos, tem uma memória muito privilegiada, é muito saudosista”, conta. Portanto, a data de lançamento é especial, pois será o aniversário de 80 anos de Celso.
Moritz conta que, durante o processo de pesquisa, descobriu a inexistência de uma obra sobre a história política do município. Outra dificuldade é que a maioria dos personagens nas eleições, até meados dos anos 1960, já faleceram.
“Mas nós achávamos que era só ir na internet, baixar dados do TRE [Tribunal Regional Eleitoral], que estava tudo lá. Para a nossa surpresa, o TRE só tem informações de 1986 para cá”, diz.
Ele também conta que o processo de pesquisa foi dificultado pela perda de documentos durante inundação de 1984, pois o arquivo do antigo prédio do Fórum da Comarca ficava no subsolo.
Em busca dos registros
Para realizar a pesquisa, Moritz entrou em contato com o jornal O Município para conseguir o acervo de jornais antigos e, no mês de fevereiro de 2021, procurou o Museu Casa de Brusque – Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim, que garantiu acesso ao material mesmo durante reformas no local.
“Fui fazer as pesquisas lá, nos jornais antigos. Não tinha o jornal O Município no começo, que foi fundado apenas em 26 de junho de 1954. Aí tive a primeira grande surpresa: eu ia pesquisando, com paciência, nos jornais encadernados, quando chegava na política a página estava rasgada”, conta. De acordo com Moritz, em outros momentos, pesquisadores cortaram as páginas e levaram para a casa.
Moritz aponta que a primeira eleição considerada verdadeira democrática no Brasil foi realizada em 1945. “A partir daí, a cada dois anos e meio, tivemos uma eleição. Às vezes menos de dois anos.”
Outro apoio foi da Câmara de Vereadores, com a mediação do vereador Alessandro Simas, presidente da casa, que ajudou com mais dados históricos. Com isso, em todas as quintas-feiras o grupo realizava reuniões na casa do Celso.
Depois disso, eles foram atrás dos personagens, não somente os vencedores das eleições. Ou seja, o livro contará com os nomes de todos os candidatos e eleitos, inclusive de vereadores.
Para essa coleta de dados, ele também destaca a ajuda de Eduardo Serpa, que coleciona santinhos de campanha. “Quando fui falar com ele, já se colocou à disposição. O acervo que ele tem é muito maior do que nós podemos imaginar, o cara é espetacular”, aponta.
Bastidores e fatos marcantes
Um dos destaques da publicação, conforme Moritz, é o registro dos bastidores nas eleições e o que acontecia debaixo dos panos. Uma delas, inclusive, foi sobre a união entre ele e Serafim Venzon, nas eleições de 1992.
“Essas coisas, pouca gente sabe. Então, começamos a levantar as histórias e os conchavos. Acho que a grande riqueza do livro são essas histórias. É um acervo que, se nós não fizéssemos, iria morrer”, conta.
Além de curiosidades, negociações e fatos marcantes, o livro traz histórias espetaculares de eleições na cidade. Uma delas é como o Dr. Carlos Moritz (UDN) venceu o industrial Ingo Arlindo Renaux (PSD), em 1955. “Só eu sei, porque o Dr. Carlos me contou o fato”, comenta Moritz, antes de relatar a situação, que estará na publicação.
São revelações, estratégias e casos registrados, que vão desde como Carlos Renaux escapou de uma condenação à morte por fuzilamento até nomes relevantes para a história política da cidade. Também, outro assunto presente é a “A Maldição das Pontes”, que fala sobre a questão histórica de estruturas na cidade.
“Valeu a pena o esforço”, diz. “Nós somos uma cidade grande, de empreendedorismo, uma classe trabalhadora, talvez uma das melhores do país, mas a classe política também contribuiu”, finaliza.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube