X
X

Buscar

Livro remonta história de médico e ex-prefeito Celso Bonatelli

Valores arrecadados com biografia de ex-médico e político serão revertido à Rede Feminina de Combate ao Câncer

O médico e político Celso Bonatelli foi tema de livro que começou a ser distribuído em Brusque, na semana passada. A biografia do ex-vereador, prefeito e deputado estadual foi lançada no início de agosto, na Unifebe, como parte da programação dos 158 anos do município.

Veja também:
Museus de Brusque não têm plano de segurança para situações de emergência

Confira o que abre e fecha no feriado de Independência do Brasil

Morte de Chico Wehmuth: TJ-SC mantém julgamento de acusada em Brusque

Cerca de 350 exemplares do livro “Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar”, escrito por Saulo Adami, estão disponíveis nas livrarias Livraria e Papelaria Graf, Livraria e Papelaria Mosimann e pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque. O valor revertido com a venda da obra será revertido para a instituição de assistência a mulheres.

Para a presidente da entidade, Ranilda Zucco, o recurso é parte importante para reduzir os custos mensais da Rede, estimados em R$ 20 mil. Os serviços atendem entre 17 a 20 mulheres com exames diários e 100 mamografias mensais. A entidade ainda fornece apoio com fisioterapia e acompanhamento durante o tratamento do câncer a cerca de 90 pacientes.

Ranilda lembra que Bonatelli era atuante na Rede, além de doador recorrente das campanhas institucionais e das vendas feitas pela loja mantida pela entidade. “Toda essa despesa é paga com o valor das doações e ações como esta. Fazemos eventos também, mas nem sempre cobre o que é necessário”, destaca.

Veja também:
Por que MEIs de Brusque estão contestando a cobrança de taxas pela prefeitura

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

O que muda na coleta de lixo de Blumenau com troca da empresa responsável

Político em extinção
Bonatelli foi eleito vereador em 1976. Entre 1983 e 1988 foi prefeito de Brusque. Quatro anos mais tarde, atuou como deputado estadual. Seu último mandato na vida pública foi como vice-prefeito, entre 1997 e 1999, ano que ele faleceu, vítima de câncer.

A obra exigiu um ano e meio para ser escrita. O trabalho começou em 2013, por um convite da família do seu personagem central. Desde um levantamento inicial, cerca de 40 pessoas entre familiares, amigos e colegas de atuação política ou profissional foram entrevistadas para remontar a trajetória de Bonatelli.

Para o escritor Saulo Adami, o perfil do médico, nascido no interior de São Paulo e vindo para Brusque a convite de um colega de profissão, se destacava pela forma de fazer política e encarar a vida. “É um tipo de político em extinção. teve uma vida reta, em todos os sentidos.”