Livro sobre a história de Brusque é lançado em alemão na Alesc

Solenidade contou com uma comitiva brusquense e a presença do Grupo de Canto Alemão da cidade

Livro sobre a história de Brusque é lançado em alemão na Alesc

Solenidade contou com uma comitiva brusquense e a presença do Grupo de Canto Alemão da cidade

O idioma alemão tomou conta do hall de entrada da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, na noite de terça-feira, 6 de abril, quando o livro “Brusque 150 anos: Tecendo Uma História de Coragem” foi lançado oficialmente em solenidade especial. A cerimônia integrava as comemorações de 153 anos de Brusque e do Ano da Alemanha no Brasil, celebrado entre maio de 2013 e maio de 2014. O evento contou com uma comitiva brusquense e a presença do Grupo de Canto Alemão da cidade para encantar o público presente com seu repertório.
 
“Hoje estamos ainda mais próximos de nossos irmãos alemães. Este livro compõe uma extensa programação que comemora os 153 anos de nossa cidade e o ano da Alemanha no Brasil. Além do lançamento, também integram as comemorações o intercâmbio de estudantes brusquenses para Karlsruhe, cidade irmã de Brusque, e a introdução da língua alemã nas escolas da rede municipal de ensino”, destacou o prefeito, Paulo Eccel.

A celebração contou com a presença do presidente da Alesc, Deputado Joares Ponticelli, que parabenizou Brusque pela iniciativa histórica. Também se fez presente o coordenador regional catarinense do Comitê Brasil-Alemanha, Markus Blumenschein, que também exaltou a importância da obra brusquense. “Estamos muito felizes por participar deste momento histórico. Este livro é uma iniciativa inédita e inovadora, importante para a aproximação destes dois países”, enfatizou.

As edições do livro traduzidas para o idioma alemão já haviam sido entregues durante a viagem oficial do prefeito de Brusque, Paulo Eccel, pelas comemorações dos 200 anos de Karlsruhe, realizada em junho deste ano.

O livro

Batizado de “Brusque 150 Jahre: Das Weben einer Mutgeschichte”, o livro foi traduzido por Úrsula P. E. Rombach a convite do prefeito. “Esta obra aproxima Brusque da Alemanha, possibilitando aos alemães conhecer a história de nossa cidade”, avaliou a tradutora.

O trabalho também envolveu uma nova diagramação da obra e foi coordenado pelo diretor de Patrimônio Histórico da Fundação Cultural de Brusque, Marlus Niebuhr. O projeto do livro sobre a história da cidade teve início em 2010, data em que a cidade se tornou sesquicentenária. “Este livro traz o relato não apenas no aspecto econômico, mas também cultural, registrando nosso história do ponto de vista daqueles que a escreveram. Esta contribuição é uma semente plantada em solo alemão”, considerou o historiador.

O livro foi elaborado pelo Departamento de Patrimônio Histórico da FCB, em parceria com a Secretaria de Educação. A publicação consiste em resultados de projetos de pesquisa de professores historiadores, reunindo textos de diversos autores, organizados e orientados por Niebuhr, que também escreveu a introdução e dois capítulos.


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio