X
X

Buscar

Logosofia atrai adeptos em Brusque

Fundação Logosófica atua desde 2009 no município; cerca de 500 pessoas já passaram por cursos e palestras

Criada em 1930 na Argentina pelo pensador e humanista Carlos Bernardo González Pecotche, a Logosofia tem atraídos adeptos em Brusque com um convite para buscar “um novo olhar sobre a vida”. No município, a proposta vem sendo difundida desde 2009 por um grupo de estudantes que participam da Fundação Logosófica.

Cristiane Damo Bertoli foi diretora da fundação por sete anos e também é uma das primeiras estudantes da cidade. Ela explica que a Logosofia instiga a pensar, a questionar e não a acreditar passivamente em nada. “Qualquer verdade só pode ser assimilada mediante a experiência, a experimentação”.

A Logosofia tem como missão proporcionar processos de superação, para que “conquiste o domínio de suas possibilidades humanas”.

Cristiane afirma que o objetivo da fundação é difundir o conhecimento para o maior número de pessoas possível, e para que os estudantes realizem um processo de evolução para serem pessoas melhores. “A ciência está longe de nos tornar perfeitos, mas é uma oportunidade para a pessoa se tornar o que aspira, é uma busca interna, é um processo, um caminho”.

Para que conheçam as normas da escola logosófica, a entidade realiza cursos gratuitamente. As pessoas que frequentam a escola podem baixar gratuitamente livros no site www.logosofia.org.br. Além disso, para quem não é estudante e quer conhecer o grupo, toda a primeira terça-feira do mês são realizadas palestras sobre diversos temas. O evento, denominado Roda de Conversa, é aberto à comunidade e ocorre às 20h30.

Desde 2009, mais de 500 pessoas já passaram por cursos e palestras na fundação, que inclusive já foram realizadas em instituições de ensino do município, como o Centro Universitário Brusque (Unifebe).

Estudantes em Brusque

Cristiane começou a ter contato com a Logosofia em 2005, em Balneário Camboriú. Diante dos benefícios que a ciência trouxe para sua vida começou a difundi-la para amigos em sua casa. O número de frequentadores foi crescendo gradativamente e os estudantes alugaram um espaço maior numa sala do Shopping Gracher e posteriormente num edifício do Centro. Atualmente, a fundação está situada num espaço maior, no bairro São Luiz.

Hoje, 11 estudantes mantêm a escola. Entre eles está a jornalista Suelen Cerbaro, que conta que sempre foi uma pessoa muito questionadora e com muitas inquietudes internas, o que movia seu interesse pelo autoconhecimento. “Procurava responder para mim mesma quem eu sou, de onde vim e para onde vou. Essas perguntas que a maioria já se fez em algum momento e que nem todos se interessam em investigar as respostas. E por isso me achava um pouco deslocada do mundo, porque a maioria ao meu redor estava completamente envolvida pelo trabalho, compromissos do dia a dia e não tinha tempo para isso e porque eu dava tanta importância para essas minhas inquietudes? Por que precisava compreender melhor o que ocorria dentro de mim e ao meu redor?”.

Suelen diz que no fim de 2012 seu namorado foi a uma palestra logosófica em Florianópolis e disse que ela iria gostar da Logosofia. Então ela procurou na internet o que era, descobriu que tinha uma escola em Brusque e começou a fazer os cursos.

A jornalista conta que foi estudando o ser humano, sistema mental, sensível, instintivo, fenômenos da natureza e levando esses conhecimentos para a vida. “Para mim a Fundação Logosófica é uma escola de bem e de conhecimentos para a vida. Aqui a gente realiza um processo de evolução consciente e aprende a ser um ser humano melhor. A fundação é um laboratório onde as práticas e condutas são muito elevadas e o objetivo é levar esse ambiente nobre para todos os aspectos da minha vida”.


Fundação

A Fundação Logosófica de Brusque está localizada na avenida Otto Renaux, 500, sala 13, no São Luiz. Informações no telefone 9985-0300, e-mail: logosofia.brusque@terra.com.br e no site www.logosofia.org.br.