Lojas de Brusque já oferecem produtos natalinos desde agosto
As árvores natalinas e papais-noéis continuam em alta de vendas, nas lojas do município
As árvores natalinas e papais-noéis continuam em alta de vendas, nas lojas do município
Há pouco menos de três meses do Natal, as lojas de Brusque já começam a colorir as vitrines com enfeites e decorações típicas de fim do ano. Nos últimos anos, muitos lojistas de Brusque optaram por antecipar as vendas natalinas com o objetivo de divulgar os produtos com antecedência.
Há sete anos, o proprietário do atacado Autogiro, no Nova Brasília, Genésio José Romani, passou a se antecipar com as vendas de Natal. Antes, ele iniciava o período natalino logo após o Dia das Crianças. “Então passei para começo de outubro, no ano seguinte começo de setembro, e há cinco anos começo no dia 1º de agosto”, conta.
Ele conta que a ideia surgiu devido às excursões que recebe do Rio Grande do Sul. Como esse público visita a loja apenas duas vezes ao ano, em agosto e dezembro, percebeu que o período seria o ideal, pois em dezembro ficaria muito em cima da hora. “Neste ano, por exemplo, já fiz vendas de Natal para duas excursões do Rio Grande do Sul e Mato Grosso”, diz Romani.
O comerciante ressalta ainda que se tivesse um espaço maior em sua loja, deixaria os artigos de Páscoa e Natal expostos o ano inteiro. Segundo Romani, para se ter uma noção, em janeiro deste ano, quando retiravam os produtos natalinos das prateleiras, ainda fizeram uma venda para um casal de Curitiba.
Desde o dia 9 de setembro, a Vila de Natal da Havan está de portas abertas para o público. Há dois anos, a loja de departamentos também se antecipa para as vendas natalinas. A gerente de vendas, Albertina Testoni Orthmann, conta que muitas pessoas pediam pelos enfeites e, logo após a abertura da Vila, já fizeram muitas vendas. “Especialmente nos fins de semana temos recebido muitas visitas, as crianças se encantam e há idosos que até se emocionam no espaço”, revela.
Assim como no ano anterior, uma pessoa foi contratada, especificamente, para montar os arranjos natalinos. Um dos diferenciais para este ano, segundo a gerente de vendas, será a presença do Papai Noel ao vivo, a partir de novembro, nos sábados e domingos. Albertina afirma que os preços dos produtos estão todos mais baixos do que nos anos anteriores.
Na EloZ, no Centro de Brusque, a decoração da vitrine natalina começou a ser montada no começo desta semana, para que até o desfile da Fenarreco, que será realizado hoje, os produtos estejam expostos. “Sempre procuramos montar por essa época, para aproveitar as pessoas que circulam pelo espaço durante o desfile e assim podemos divulgar mais”, conta a proprietária Nádia Zendron.
Porém, Nádia ressalta que os produtos de Natal começaram a chegar no estoque em junho, mas a partir de agosto começou a disponibilizar para vendas. “Desde então sempre vendemos algum artigo, mas sabemos que as vendas maiores acontecerão a partir de agora”.
Na decoração da vitrine, a proprietária da EloZ diz que a empresa busca inovar, para atrair os clientes e instigá-los a usar a criatividade. “A loja também oferece o serviço extra em que vamos até a casa do cliente para decorar ou ainda, fazemos os arranjos e laços”, diz.
Tendências natalinas
Para este ano, o proprietário do atacado Autogiro afirma que a campeã de vendas são as bolas natalinas nas cores vermelha e dourada, ficando com 90% do que é comercializado. Além disso, a nova linha de bolas poá ganhou o gosto do consumidor. As árvores natalinas, papais-noéis e pisca-piscas de LED também estão entre os mais procurados. “Neste ano recebemos piscas com até 400 lâmpadas, o que se torna mais econômico, além do próprio LED ser mais duradouro”, informa Romani. Os pinheiros mais comprados até o momento são de 1,20 metros e 2,10 metros.
Na Havan, a gerente de vendas revela que a aposta desse ano tem sido nas árvores menores, que foi o que mais vendeu também no ano passado. “Já vendemos também bastante bolas para decorações, e estamos com muitas flores novas”, diz Albertina.
A comerciante Nádia conta que após visitas em diversas feiras pelo país, entendeu que a tendência para este ano será os tons pastéis, como o rosa nude e o azul verde água. “Mas os tradicionais nunca saem de moda, como o vermelho com dourado. Este ano ainda, o branco ganhará a vez junto ao vermelho”, frisa.