Lojistas apostam na Black Friday para alavancar vendas de fim de ano em Brusque
Entidades orientam comércio a investir em promoções que realmente tragam vantagens ao consumidor
Entidades orientam comércio a investir em promoções que realmente tragam vantagens ao consumidor
Diversas lojas de Brusque participam hoje da Black Friday. A data, que já está consolidada no calendário, promete trazer bons resultados para o comércio. Como forma de se reinventar, muitos empresários optaram por fazer uma promoção estendida desde o começo do mês, outros utilizaram a semana para oferecer atrativos aos consumidores.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Michel Belli, afirma que a expectativa de vendas é boa, especialmente pelo investimento feito em publicidade.
A cada ano, a Black Friday ganha mais lojistas adeptos e, na visão do presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas), Marcelo Gevaerd, todo empresário deveria fazer algo para atrair os consumidores. “Mas algo verdadeiro, porque ser Pinóquio não dura muito tempo. O consumidor está atento”, diz.
Ele ressalta que o ideal é fazer com que a sexta-feira seja realmente diferente para o comércio e o consumidor. “No Brasil as coisas se reinventam, muitos acabam fazendo o mês ou a semana toda, mas é uma data que cada vez mais vem caindo na graça dos lojistas”.
Para os próximos anos, Gevaerd pensa que as entidades deveriam se unir para fazer um movimento maior para a data. “É um momento bom, porque muitas pessoas aproveitam para antecipar compras de Natal e até mesmo se presentear. Mas o consumidor está de olho nos atrativos oferecidos a ele”.
O presidente do Sindilojas acredita que, daqui alguns anos, a Black Friday pode vir a se tornar a segunda melhor data para o comércio.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Santa Catarina avalia que o dia de ofertas deve crescer em 20% e gerar faturamento na casa dos R$ 2,3 bilhões em todo o Brasil. No ano passado, a data movimentou R$ 1,9 bilhões e já havia sido 19% maior do que 2015. Itens de informática, celulares, eletrônicos e vestuário devem liderar a lista dos mais vendidos na data.
Previsões de fluxo para o comércio
Em setembro, a empresa de monitoramento ShopperTrak divulgou as previsões de fluxo no varejo para o fim de ano. Pela primeira vez desde 2012, haverá quatro sábados em dezembro antes do Natal, o que influencia diretamente o comportamento dos consumidores.
Com base nos dados históricos em mais de 200 mil monitoramentos de consumo de clientes, a previsão é de que a Black Friday seja um dos dias mais movimentados do período, seguido pelos sábados, 23 de dezembro e 16 de dezembro. A terça-feira, 26 de dezembro, está em quarto lugar na lista da ShopperTrak.