Lojistas de Brusque estão otimistas com vendas da Black Friday nesta sexta-feira
Expectativa é que as vendas superem as do ano passado
A Black Friday, dia marcado por promoções, que acontece nesta sexta-feira-, 29, já está movimentando o comércio de Brusque. As lojas optam tanto por promoções pontuais no dia do evento como as chamadas “Black Week”, com promoções que duram a semana toda.
Na Ótica Diniz, a diretora da franqueada, Marina Vicente, diz que as expectativas são boas. “Esperamos que a Black Friday desse ano tenha um acréscimo de 20% nas vendas comparado ao ano passado”.
A promoção já está acontecendo e segue até neste sábado, 30. As armações e óculos solares estão com descontos de até 70%. Marina ressalta que os produtos participantes são sinalizados com etiquetas que mostram o preço real e o preço com descontos.
“Felizmente a classe empresária tem apostado em promoções reais para desfazer a imagem ruim dos primeiros anos, quando aumentava-se os preços para simular descontos”, avalia a diretora.
A promoção movimenta diversos setores do mercado, inclusive o farmacêutico. Esse é o primeiro ano que a Farmácia Brusque participa da Black Friday de forma expressiva. No ano passado, houve uma participação mas foi mais tímida e sem divulgação. Nesta edição, o local foi até decorado para a data.
A gerente administrativa da farmácia, Gisele Jorge, explica que a participação na promoção faz parte de um conjunto de mudanças que o estabelecimento vem adotando. “Nesse ano a nossa expectativa é muito maior pra isso. Não temos o intuito de induzir a compra de medicamentos em hipótese alguma. Na verdade a gente quer mesmo estar dentro das estatísticas de cada momento”, comenta Gisele.
A promoção iniciou na segunda-feira, 25 e segue até nesta sexta-feira, 29. Os descontos variam de 30% a 50% e valem para alguns produtos de higiene, beleza e para alguns medicamentos que podem ser ingeridos sem prescrição médica.
A gerente reforça que a intenção não é fazer os clientes comprarem medicamentos ou outros produtos de forma impulsiva, mas proporcionar preços acessíveis e atender às necessidades do consumidor.
A diretora comercial da Mensageiro dos Sonhos, Patricia Conti, avalia que as condições no setor estão favoráveis e a expectativa é de aumentar as vendas em até 23% com relação ao ano passado.
Ela diz que a Black Friday traz resultados bastante expressivos para a loja porque o evento aumenta movimento nas ruas e nos shoppings, o que acaba atraindo mais clientes. “Para o comércio é muito bom porque dá um ânimo. Sabendo administrar, não interfere no natal”, comenta a diretora.
A promoção já está acontecendo e segue até o domingo, 1º. No entanto, o foco é na sexta-feira, com produtos com até 60% de desconto, tanto nas lojas físicas como na virtual.
Na Lemus Calçados, as promoções começam na quinta-feira, 28, e seguem até domingo, 1º. A proprietária, Eni Barni Beuting, explica que cada loja terá diferentes produtos na promoção, com descontos que vão de 15% a 70%.
Na avaliação da comerciante, o público tem esperado pelo evento. “A Black Friday é uma grande oportunidade de comprar o que está precisando”, diz Eni. Por isso, a expectativa é de aumentar as vendas em pelo menos 10% com relação ao ano anterior.
Black Friday é o Natal do setor automobilístico
O diretor do Bóca Mafra Automóveis, Ambrosio Mafra Neto, considera que a Black Friday é o Natal do setor automobilístico. Como em dezembro não há tempo para fazer todos os trâmites, como revisão e documentação antes das festas de fim de ano, o público aderiu ao mês de novembro para a aquisição de um veículo novo.
Desde a semana passada a loja está com promoções pré Black Friday e, de sexta-feira a domingo um feirão com mais de 500 ofertas e atrações será realizado tanto no Bóca Mafra localizado na avenida Dom Joaquim como no pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
“A Black Friday está consolidada no mercado automobilístico como melhor data de vendas no Brasil. Aqui no Bóca Mafra é o terceiro ano consecutivo e a gente está com uma expectativa de 100 veículos vendidos durante o fim semana”, comenta Neto.
Procon alerta para fraudes
O Procon de Santa Catarina divulgou no início do mês uma lista de sites de estabelecimentos que tendem a infringir os diretos dos consumidores. A lista é organizada por ordem alfabética do nome fantasia, trazendo informações como o CNPJ e se o site está ativado ou fora do ar. Para ver a lista completa, acesse www.bit.ly/sitesprocon.
O diretor do Procon de Brusque, Volnei Montibeller, diz que nenhuma ação de fiscalização será feita no município. Ele orienta que os consumidores tenham cuidado com promoções muito expressivas e com mensagens de lojas via e-mail ou até no celular porque podem direcionar para sites clonados.
Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode entrar em contato por meio do www.consumidor.gov.br ou no Procon do município. Em Brusque, o Procon fica na praça da Cidadania, na rua Rodrigues Alves, 110, Centro.
Confira algumas dicas do Procon para compras online:
– Se cadastrar no site dias antes da Black Friday para comparar possível variação de preços
– Comprar em sites seguros e confiáveis, de preferência os que tem cadeado no endereço eletrônico da loja
– Procurar informações sobre o fornecedor como: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e outras informações de contato
– Guardar todos os registros de compra (e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra)
– Preferir o cartão de crédito como forma de pagamento (é mais fácil de fazer o estorno caso haja algum problema)