Após 20 jogos, Luan Carlos não é mais o técnico do Brusque
Treinador não resistiu à pressão após derrota para o Tombense
O técnico Luan Carlos deixou o comando técnico do Brusque nesta quarta-feira, 31, após a derrota por 1 a 0 diante do Tombense, em partida disputada no dia anterior pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Conforme a nota publicada pelo clube, a saída foi determinada em comum acordo. O quadricolor perdeu seus três últimos jogos, e não balança as redes há três partidas.
Luan Carlos termina sua passagem com 20 jogos, sendo cinco vitórias, seis empates e nove derrotas, e 35% de aproveitamento. Sob seu comando, o Brusque marcou 13 gols e sofreu 17. Sua contratação havia sido anunciada em 16 de maio, um dia depois da demissão de Waguinho Dias.
O treinador chegou a acumular uma sequência de três jogos sem derrota fora de casa, com vitórias sobre Vila Nova e Criciúma, e empate com o Sport. No entanto, perdeu jogos contra concorrentes diretos, especialmente em casa, para Náutico e Ituano.
A pressão ficou insustentável após a derrota para o Tombense, a terceira consecutiva. No sábado, 27, um dia após o revés diante do Londrina, em casa, a diretoria e alguns jogadores concederam coletiva de imprensa prestando apoio ao treinador e anunciando a permanência.
As poucas vitórias e a proximidade com a zona de rebaixamento foram fatores decisivos. Contra o CSA, no último dia 9, o Brusque poderia ter aberto até oito pontos de distância para o Z-4. Contudo, perdeu por 1 a 0, após ter perdido um pênalti com Alex Sandro e sofrido um gol de pênalti, cometido por Jordan. A distância, que era de cinco pontos, diminuiu para dois.
Isto se repetiu na 26ª rodada. O Brusque poderia ter aberto vantagem de cinco ou seis pontos com uma vitória sobre o Londrina, mas perdeu, apesar de ter um jogador a mais por quase todo o segundo tempo. Hoje, o quadricolor é o 16º colocado, com 28 pontos.
Luan Carlos foi vice-campeão catarinense com o Camboriú em 2022. Depois, teve uma curta passagem de cinco jogos na Série D pelo Caxias, abreviada quando recebeu a proposta do Brusque. Antes, no Marreco, o treinador trabalhou como auxiliar-técnico de abril a agosto de 2021, quando Jerson Testoni comandava a equipe.
Ao longo da carreira, também passou por clubes como Atlético-CE, Floresta-CE, Novo Horizonte-GO, Brasiliense, e Goianésia, com o qual foi vice-campeão goiano em 2020, chegando às oitavas de final da Série D no mesmo ano.