ÁUDIO – Luan Carlos, após Guarani x Brusque: “O rendimento foi bom. O resultado, não tanto”
Técnico do Brusque comenta desempenho e desgaste, e critica agendamento de jogos às 11h
O técnico Luan Carlos respondeu às perguntas dos jornalistas após o empate do Brusque com o Guarani neste domingo, 24, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Luan Carlos elogiou o desempenho da equipe, mas lamentou o empate, porque afirma que o Brusque foi a Campinas buscando a vitória. Ainda assim, valorizou o ponto obtido. Criticou o agendamento de partidas às 11, comentou as substituições e esboçou um pouco da preparação para o confronto diante do Cruzeiro, às 11h deste sábado, 30.
Ouça a coletiva abaixo e leia algumas aspas:
Desgaste
“Algumas circunstâncias atrapalharam nosso jogo hoje. Dentre elas, a sequência pesada que a gente está tendo no campeonato. A gente teve uma estratégia depois dos jogos com o CRB e o Grêmio, de recuperar ao máximo os jogadores. Mas a gente fez uma avaliação com os nossos atletas e percebeu que o nível de recuperação foi muito baixo. Isto nos preocupou muito.”
“A gente fez um treino com eles na sexta-feira, no CT da Ponte Preta, e percebeu um nível de cansaço muito grande. Então ontem a gente fez uma recuperação no hotel, na academia do hotel (…) para tentar recuperar os atletas o máximo possível. Mesmo assim, com todas as estratégias, nós perdemos o Pará no aquecimento. Ele teve um pequeno desconforto na parte anterior da coxa e nos preocupa muito, porque se tem lesão ali, pode ser muito complicada para tratamento.”
Jogos às 11h
“Eu preciso abrir fazendo uma crítica a quem coloca o jogo às 11h. Nosso time já estava desgastado, aí vem para um jogo às 11h, o campo rápido, um adversário que preenche a área com cinco jogadores, o tempo todo mandando bola para a frente, a gente tendo que correr para trás. Desumano o jogo às 11h. Desumano o jogo às 11h. Principalmente num local como este, seco e quente. Mas enfim. A gente tem que jogar de acordo com o que nos colocam para jogar.”
“Para esta semana, nós vamos trabalhar todos os dias pela manhã. Somente a reapresentação que vai ser na terça-feira à tarde, devido à questão das 48 horas do jogo, para descansar os jogadores. Mas o restante da programação é durante a manhã no horário do jogo. Então, talvez às 11h em Brusque seja diferente das 11h em Campinas, pela questão de clima, temperatura, enfim. Não sei como vai estar, mas espero que frio, porque jogar às 11h num sol desses, seco, é ruim para nós, para o Guarani, para o espetáculo, para a competição.”
O jogo
“Quero parabenizar nossos jogadores pela boa partida. O desequilíbrio defensivo hoje aconteceu muito por mérito do adversário, que dobrou pelos lados, isto dificultou um pouco nosso encaixe de marcação, até porque o Alex Sandro não vinha jogando. Então daqui a pouco uma sustentação ali junto com o Airton fica um pouco debilitada, até encaixar bem o jogo.”
“Após os 15 minutos, em que a gente teve uma parada com o Jordan, a gente conseguiu encaixar um pouco mais a marcação e soltar um pouco mais o time, principalmente por dentro. É onde estavam os espaços para o jogo. E isto foi feito. Fomos crescendo dentro do jogo, tivemos boas oportunidades, assim como o adversário, que precisava da vitória em casa.”
“E no segundo tempo, acho que nossa equipe conseguiu encaixar muito bem as triangulações, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo. Isto nos deu confiança. Isto nos deu confiança, boas finalizações, concluindo jogadas muito rápido. Às vezes você conclui rápido, mas não conclui bem. Mas, no jogo de hoje, precisava concluir rápido. Porque daqui a pouco o acerto viria. E foi o que aconteceu com o Álvaro e com as boas ultrapassagens do Zé [Mateus] também.”
“Então, vejo que, de forma geral, o rendimento foi bom. O resultado, não tanto. A gente queria muito esta vitória, veio sedento pelos três pontos. A gente entende que a vitória hoje era fundamental. Infelizmente, todo esforço, toda entrega, toda superação não foram suficientes.”
Substituições
“O Luiz [Antônio] e o [Gabriel] Taliari não tiveram tanto tempo assim para mostrar alguma coisa, mas as ações que fizeram foram positivas. Os dois estreantes me deixaram muito animados pela entrega, e principalmente pelo entendimento tático. A gente teve dois treinos com eles. E a leitura de jogo dos dois me chamou muito a atenção. Então saio confiante com a chega do Baya e do Fernando.”
“O Trindade entrou por conta de um desgaste físico do Balotelli. Já estava planejado, a gente já esperava este desgaste. O Trindade, como sempre, entra muito bem. Preenche bem o espaço, é um jogador de alto nível.”
Mais um ponto
“Ponto muito importante, principalmente se você contextualizar ele. Nós vencemos o primeiro jogo contra o Guarani por 1 a 0 e hoje a gente empata. No confronto geral, são quatro pontos a um. E é um concorrente direto nosso.”
“Então é interessante o resultado, muito bom, mas é uma pena a gente ter sofrido o gol logo em seguida com um pênalti. Infelizmente, o que a gente veio buscar era a vitória. Não conseguimos sustentar o resultado por N motivos, mérito também do Guarani, não podemos tirar isto nunca, mas vejo que, num contexto geral, é um ponto a ser comemorado. Porque o time se entregou, mereceu até algo melhor pelo que produziu, não é o suficiente, mas também não é ruim.”
“Contra o CRB, a gente toma um gol no último lance, praticamente. Contra o Grêmio, por mais que a gente lutou, criou, buscou, era o Grêmio, a gente sabe da qualidade do adversário. E hoje, por se tratar de um concorrente direto, na casa do adversário, infelizmente a gente não conseguiu a vitória. (…) Acho que a equipe está encontrando o equilíbrio entre defender com qualidade e atacar bem. É isto que me deixa mais feliz. Faltou uma vitória nesta sequência de quatro jogos, mas o rendimento é positivo.”
Cruzeiro
“É um adversário que encaixou desde o início do campeonato, um adversário que tem um treinador muito qualificado, uma postura de jogo muito bacana. Só que a gente sabe que nosso time também encontrou uma forma de jogar. Também está se padronizando no ataque e na defesa. O Cruzeiro vai ter dificuldades contra nós também. Respeitamos muito o adversário, mas sabemos da nossa necessidade de vitória e vamos buscá-la.”