X
X

Buscar

Luciano Hang é um dos poucos empresários a declarar apoio a candidatos nesta eleição

Bolsonarista Ao contrário de um certo acovardamento da classe empresarial de SC, que ainda evita manifestar-se claramente a favor deste ou daquele candidato à presidente da República, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi um dos primeiros vir a público e dizer que apoia Jair Bolsonaro. Veja também: Como está o […]

Bolsonarista
Ao contrário de um certo acovardamento da classe empresarial de SC, que ainda evita manifestar-se claramente a favor deste ou daquele candidato à presidente da República, o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, foi um dos primeiros vir a público e dizer que apoia Jair Bolsonaro.

Veja também:
Como está o funcionamento do recém-inaugurado albergue municipal

Secretaria de Assistência Social intensifica campanha contra a doação de esmolas

Empresas procuram Prefeitura de Brusque para instalação de creches em parceria

Presença de vigias reduziu problemas na praça da Cidadania, avalia prefeitura

À frente
Mais um diferencial para orgulhar os catarinenses: a “Folha de S. Paulo” lançou ontem o Ranking de Eficiência dos Estados e SC é quem, dentre os 26 avaliados, mais entrega educação, saúde, infraestrutura e segurança com menos recursos públicos. Numa escala de 0 a 1, cinco ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser considerados “eficientes”: SC, São Paulo, Paraná, Pernambuco e Espírito Santo. A melhor posição catarinense é na segurança pública com a invejável pontuação de 0,925.

Surpresas das pesquisas
As duas primeiras pesquisas de intenção de voto para governador, divulgadas no último final de semana, apresentaram surpresas. A começar pela do Ibope, com Décio Lima (PT) em primeiro, com 16%, longe de qualquer prognóstico de nossos analistas políticos mais experimentados. Em seguida vem Mauro Mariani, do MDB (11%); Gelson Merisio, do PSD (6%); Ângelo Castro, do PCO (4%) Ingrid Assis, do PSTU (2%); Portanova, da Rede (2%); Comandante Moisés, do PSL (1%); Jessé Pereira, do Patriota (1%). Camasão, do PSOL, não pontuou. Na do Instituto Mapa, na forma espontânea de resposta dos entrevistados, deu Mariani (3,1%), Gelson Merísio (2,2%), Décio Lima (0,6%) e Comandante Moisés (0,3%). Os demais não pontuaram.

Protestos
Ambas expõem uma situação preocupante para os candidatos e a desmoralizada classe política em geral. A do Ibope levantou que os votos brancos e nulos atingem 34% e os que não sabem ou não responderam, 23%. Em nenhuma outra pesquisa dentre dezenas que fez no último final de semana o Ibope detectou índices tão altos como os registrados em SC. No levantamento Mapa, brancos e nulos totalizaram 13,4% e não sabem ou não responderam 32,4%.

Luto 1
Um motivo de tristeza na classe política foi a morte, ontem à tarde, no hospital da Unimed em Balneário Camboriú, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Aldo Schneider (MDB), 57 anos. A propósito, e com perdão pela crueldade em lembrar do fato, lamenta-se que a imagem do discreto parlamentar tenha sofrido arranhões por ter se beneficiado da resolução interna 90, de 1992, que garante aos deputados ter suas despesas médicas particulares pagas pelo poder Legislativo. Assim, o contribuinte bancou, desde 2017, R$ 3.299.632,50 para seu tratamento.

Luto 2
No mundo cultural os lamentos foram pela prematura morte de um de seus maiores defensores, o artista plástico, crítico de arte, curador e marchand João Otávio Neves Filho, o conhecido e manezinho Janga. O cineasta Eduardo Paredes, um de seus maiores amigos, resumiu um sentimento de quem conviveu com ele: “Talvez agora, com a sua partida, possamos ter a compreensão exata do que foi a sua presença, do valor do seu legado artístico, cultural e humanístico. Os que o conheciam, sabem bem: Janga foi dos grandes, um ser especial, único, polêmico e transformador”.

Pedágio
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anuncia que antes do final do ano abrirá o processo de consulta pública para o pedágio no trecho Sul da BR-101, entre Paulo Lopes e Rio Grande do Sul, totalizando 384 quilômetros, que serão entregues para a iniciativa privada. Os valores só serão estimados depois da realização, obrigatória, de audiências públicas.

Justiça rápida
Em quase 10 anos, 32.800 procedimentos foram realizados pelas Câmaras de Mediação e Arbitragem em SC, evitando que 39,7 mil processos sobrecarregassem mais ainda o Judiciário. Os números, da federação catarinense do setor (Fecema), dão ideia da importância dos meios extrajudiciais na solução de conflitos, assunto do 8º Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de SC, dias 24 e 25 deste mês, no Auditório Primavera, na SC-401, na Capital.

Idoso
Estava tardando, mas surgiu uma luz. Deve ir ao plenário da Assembleia Legislativa nos próximos dias, e com aprovação certa, projeto enviado pelo governador Pinho Moreira que institui o Conselho Estadual do Idoso.

Espanhol
Com tantos conteúdos inúteis na nova Base Nacional Curricular Comum o Ministério da Educação abre a possibilidade do idioma espanhol ser excluído da rede básica, em favor da obrigatoriedade do inglês. Associações de professores de espanhol de vários Estados, incluindo SC, fazem agora intenso lobby de resistência e resgate da oferta obrigatória do idioma. No litoral catarinense, seria muito importante uma vez que 80% do turismo estrangeiro que chega é hispanofalante.

Trio Amin
Foram infrutíferas as várias tentativas de caciques do PP catarinense para que a família Amin abrisse espaço, de pelo menos um nome, na lista de candidaturas pela sigla no Estado. Ouviram nãos peremptórios. Assim, Esperidião disputa uma das duas vagas para o Senado, sua esposa, Ângela, a Câmara dos Deputados, e o filho, João, a reeleição para deputado estadual. E os três com chances de sucesso.

Insegurança jurídica
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal o restabelecimento da decisão que determinou o início do cumprimento da pena à qual foi condenado o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC). Determinada pela 1ª Turma do STF, a medida foi suspensa há três dias pelo ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em outra frente, o subprocurador-geral da República, Francisco Sanseverino, entrou com agravo questionando a competência do STJ para atuar no caso, que deveria ser definido pelo Supremo. Socorro!

Intromissão
O governador Pinho Moreira ajuizou no Supremo Tribunal Federal ação direta de inconstitucionalidade conta a Lei Complementar 75/1993, que trata de organização, atribuições e estatuto do Ministério Público da União (MPU). Moreira reclama que o Ministério Público Federal (MPF) em SC tem interferido no planejamento das ações do Instituto do Meio Ambiente do Estado (IMA), impondo diretamente sua agenda ambiental quanto à realização de vistorias, confecção de laudos periciais, desfazimento de obras, recuperação ambiental e suspensão de licença, entre outras exigências, extrapolando o exercício de suas funções.

Fim dos privilégios
O candidato a deputado estadual Fabiano Dadam Nau (PSB) é praticamente o único que tem defendido abertamente o fim dos privilégios concedidos a parlamentares, como o auxílio moradia, plano de saúde ilimitado e até mesmo as modernas máquinas de café instaladas nos gabinetes. Nau é presidente licenciado do Sindifisco (Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado).

Udesc-EUA
A Universidade do Estado (Udesc) é a primeira instituição de ensino superior de SC a sediar uma unidade do Escritório de Orientação do Education USA, órgão do governo americano que orienta acadêmicos sobre intercâmbio nos Estados Unidos. Tem uma rede de mais de 400 escritórios em 175 países, dos quais 34 no Brasil. No Sul já há unidades em Porto Alegre e Londrina.

Resolutividade
Os elogios à movimentada Delegacia de Homicídios de Florianópolis estão nas alturas. Seu índice de resolutividade de crimes beira os 80%, enquanto a média nacional atinge risíveis 5%.

Veja também:
Reunião com representantes define ordem de entrevistas de O Município com candidatos

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bombeiros resgatam dálmata em tubulação do bairro Velha, em Blumenau

Gatunagem
Empresários do ramo de supermercados de SC lotaram um auditório, em Florianópolis, anteontem, em um fórum de prevenção de perdas no segmento que em 2017, em todo país, somaram R$ 6,4 bilhões do faturamento bruto. Os furtos internos (dentro das lojas) e externos mais comuns, que totalizam 25% das perdas, são de energéticos, cervejas, carnes, pilhas e baterias, chocolates em barra/tablete, queijos, sabonetes, azeites e odorizadores de ambiente.

Desinformação
O site do TJ-SC informa que “ex-prefeito da comarcada de Tangará” foi condenado a oito anos, três meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado, mais três anos, um mês e 10 dias de detenção, em regime inicialmente semiaberto, por improbidade administrativa. Por que não dar o nome do prefeito?

O ilusionista
Em manobra diversionista, o futuro presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, propõe o fim de três feriados de exclusividade do Judiciário. Sim, isto existe neste país de mentira. Enquanto tenta deixar de lado o essencial: o aumento salarial dos magistrados e, junto com ele, os odiosos penduricalhos. Sem contar as férias anuais de 60 dias.