Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Luiz Fux: decisão da Alerj de soltar deputados é “lamentável, vulgar e promíscua”

Recorde

Promíscua?
Ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux disse ser “lamentável, vulgar e promíscua” a decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro de libertar três deputados acusados de corrupção. É o mesmo que autorizou em 2014, por liminar, o pagamento de auxílio-moradia a 17 mil juízes e 13 mil membros do Ministério Público e não ter submetido o caso ao plenário até hoje. A canetada custou até agora R$ 4,2 bilhões ao contribuinte. Isso sim que é promiscuidade com o dinheiro do esfolado contribuinte, e lamentável.

Recorde
Se for por números, Laguna é a capital catarinense da corrupção no momento. A Operação Seival, anteontem, na cidade, cumpriu 76 mandados judiciais contra pessoas investigadas por envolvimento em fraude e licitações, dos quais seis de prisão temporária, sete preventivas, 25 conduções coercitivas e 38 de busca e apreensão.

Humildade
O arcebispo metropolitano de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jonck, recebeu terça-feira a medalha do mérito Anita Garibaldi, a maior honraria concedida pelo Executivo. Fosse um vaidoso, tudo seria com pompa e circunstância. Pelo contrário, foi recebê-la na Casa da Agronômica, entregue pelo governador Raimundo Colombo e pelo vice, Eduardo Pinho Moreira.

Bronze
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu esta semana o Selo Justiça em Números aos 27 Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país como forma de reconhecer o investimento na gestão da informação e o cumprimento de normas de transparência quanto aos processos que tramitam em cada um. Detalhe: 22 TREs receberam o Selo Ouro, três o Prata e um – o menos prestigiado – o Bronze. Foi o de SC.

Cao
Uma audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) da Câmara dos Deputados discutiu terça-feira as circunstâncias que levaram à morte do ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier. Unanimemente, os participantes criticaram as operações policiais “espetaculares” e pediram agilidade nas investigações.

Dois mundos
A violência em SC tem facetas que espantam. Exemplos: Criciúma registra 17 homicídios em todo este ano, contra 37 em 2016 e 67 em 2015. O fato novo é que a cidade está há 50 dias sem registrar nenhum. Na outra ponta está Florianópolis. Entre terça-feira e ontem foram seis mortes violentas.

Indústria solar
No primeiro dia de inscrições, segunda-feira, o Programa Indústria Solar recebeu 450 inscrições de interessados, colaboradores das instituições parceiras (Sistema Fiesc, Weg, Engie e Celesc). As inscrições passarão por análise que avaliará a viabilidade técnica da instalação de sistemas de geração de energia solar nas residências. O próximo passo será a incorporação de 50 mil micro e pequenas indústrias catarinenses, a partir de fevereiro.

Merreca
Está pronto para apreciação em plenário projeto de lei complementar do Ministério Público de SC que que extingue duas coordenadorias, transforma outras três em gerências e acaba com sete gerências. No âmbito da Procuradoria-Geral de Justiça põe fim a 23 setores e cria uma coordenadoria e três gerências. Tudo isso para alcançar uma economia próxima de R$ 1 milhão por ano. É risível.

Culpa concorrente
O semáforo cuja luz amarela pisca de forma intermitente impõe maior diligência aos condutores que trafegam e implica divisão de responsabilidades no caso de um acidente. Com tal premissa, o TJ-SC confirmou sentença que considerou a culpa concorrente da motorista de um veículo e da condutora de uma motocicleta que colidiram ao cruzar uma sinaleira na região continental da Capital. O acidente resultou na morte da motociclista e na condenação da motorista ao pagamento de indenização de R$ 50 mil, a título de danos morais, em favor do viúvo e de seus dois filhos. As crianças também farão jus a pensão até que completem 25 anos.

Exemplo de SC
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promove hoje o seminário “Sistema Nacional de Transplantes no Brasil” onde a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que o propôs, vai levar números de SC, que tem a maior taxa de doadores do País. Em 2016, por exemplo, aumentaram em 23,6% as doações de órgãos em comparação a 2015. Foram 251 e 202, respectivamente.

DETALHES
Diz o Estadão que os ministros do Supremo Tribunal Federal estão “perplexos” com votações importantes em dias consecutivos e que o “encavalamento” pode levar a adiamentos. Se trabalhassem mais, falassem e viajassem menos….

A 3ª Câmara Civil do TJ-SC deu por encerrada a reiterada busca de um cidadão, aos 29 anos, em obter declaração de paternidade pleiteada em três demandas, todas lastreadas em exames de DNA com resultado negativo.

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,