Apenas 53 votos de vantagem: Luiz Moser foi eleito na votação mais apertada da história de Guabiruba
Ele foi responsável pela inauguração da sede da Câmara e deu respaldo para educação e saúde
Ele venceu uma disputa apertadíssima com Pedro David Schmitt (PFL). O candidato do PMDB recebeu 3.499 votos, apenas 53 a mais que Schmitt, o que representa uma diferença percentual de somente 0,75% – a mais acirrada da história do município.
Moser é formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina, e iniciou sua vida profissional trabalhando como médico no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guabiruba. Posteriormente, trabalhou também na Associação Hospitalar de Guabiruba. A profissão de médico, aliás, ainda exerce.
“Faz 36 anos que estou em Guabiruba, mas quando cheguei fui muito bem-recebido. O que mais me marcou foi a solidariedade do povo. O que me motivou a disputar a prefeitura foi a vontade de fazer o melhor por Guabiruba”, destaca o ex-prefeito.
Continua após anúncio
O mandato do prefeito Moser foi reconhecido por ter dado respaldo para as áreas da saúde e educação. Ele instaurou atendimento odontológico nas escolas municipais e programas de pronto-atendimento na área da saúde foram criados, como o de hipertensão arterial e, através de veículo odontomóvel, o de prevenção contra a cárie dentária.
“Nos quatro anos, a gente procurou priorizar todos os setores, mas como sou médico, com uma atenção especial para a saúde”, lembra.
Foi implantada uma rede de esgoto sanitário no bairro Lageado Baixo. Moser lembra que aquela é uma área bastante populosa, e que na época a população sofria com muitos problemas de saúde pela falta de um sistema de captação e tratamento de água. Também foi feita uma complementação asfáltica nos bairros rua Guabiruba Sul e Aymoré.
Cursos de capacitação foram disponibilizados na área de educação e materiais escolares foram distribuídos gratuitamente a todas as escolas da rede municipal de ensino, de forma inédita. Uma quadra coberta foi construída na escola João Boos.
Durante seu governo, também foi executada a abertura de estradas para a escoação da produção agrícola, através do projeto Microbacias, e cursos profissionalizantes para a formação de agricultores. Além disso, 13 programas de atendimento à agricultura foram instaurados, em convênio com a Epagri e foi criado um ‘Viveiro Florestal, com a produção de plantas e mudas frutíferas, que eram fornecidos à comunidade em geral de forma gratuita.
Moser foi condecorado pela Câmara de Vereadores como cidadão honorário do município. O ex-prefeito atualmente tem 64 anos e tem um consultório médico na rua Brusque, no Centro de Guabiruba.
“Foram anos desafiadores como prefeito. Nos municípios pequenos, a arrecadação é sempre deficitária, já que o sistema político centraliza o dinheiro em Brasília e vem pouco para os municípios. Ao mesmo tempo que foi gratificante, por trabalhar com a comunidade de Guabiruba, por quem eu prezo e tenho estima muito grande, foi também decepcionante pelo sistema político brasileiro, que é muito travado, burocrático”, admite.
Ele diz que não pretende mais disputar eleições, que se decepcionou muito com os políticos e que sente que pode ajudar mais as pessoas com seu trabalho como médico.
Você está lendo: Luiz Moser: foco em educação e saúde
Leia também:
– Introdução: Construtores da História
– Bastidores políticos: criação do município
– A instalação do Executivo: prefeito eleito por notáveis
– Instalação do Legislativo: seis meses depois
– Marcos na história: construção das leis
– Henrique Dirschnabel, o primeiro prefeito
– Carlos Boos: fundamental na emancipação
– Vadislau Schmitt: mudança de ares
– Ivo Fischer: com política no DNA
– João Baron: época de abertura
– Guido Kormann: mandato de reconstrução
– Valério Maffezzolli: prefeito na Democracia
– Orides Kormann: primeiro dos três mandatos
– Orides Kormann: novos mandatos, novas demandas
– Matias Kohler: aposta no desenvolvimento sustentável