Aos 12 anos, goleiro do Paysandú consegue transferência para clube do Paraná

Luiz Felipe Rubleski passou os últimos meses treinando com Carlos Alberto, na parceria entre o Esmeraldino e o LDF

Aos 12 anos, goleiro do Paysandú consegue transferência para clube do Paraná

Luiz Felipe Rubleski passou os últimos meses treinando com Carlos Alberto, na parceria entre o Esmeraldino e o LDF

Aos 12 anos, o brusquense Luiz Felipe Rubleski vai deixar sua cidade natal para dar um dos primeiros passos rumo ao sonho de se tornar um jogador de futebol profissional: ele é um dos novos jogadores das categorias de base do Azuriz (PR), clube-empresa fundado em 2018 sediado em Marmeleiro, no sudoeste paranaense, na divisa com Santa Catarina.

A mudança ocorre no momento em que o garoto atuava nas categorias de base do Paysandú, com parceria do Laboratório de Desenvolvimento de Futebol (LDF), de Osnildo Kistner. Os treinamentos são realizados por Carlos Alberto, ex-goleiro do Brusque.

Há cerca de sete meses sob a tutela de Carlos Alberto, o garoto é só elogios. “O treino dele me fez muito bem. Os treinamentos se completaram com os do Zé [seu treinador no Carlos Renaux] de um jeito que evoluí muito. Na bola alçada, estou saindo bem, com mais confiança. Preparo físico, com bola de três, quatro quilos, com treino de força. O treino dele é muito bom.”

“Nossa linha de conduta, nossa proposta é no alto rendimento, hoje com 16 goleiros entre as categorias Sub-9 e Sub-18. O Luiz se encaixou nesta proposta, abraçou esta proposta de toda a nossa equipe, nos trabalhos individuais e coletivos. Bola alçada, velocidade de reação, empunhadura, redução de espaços.”, explica Carlos Alberto.

“O treinamento de goleiro é muita intensidade, envolvimento. Hoje, o Luiz tem um potencial muito grande”, completa.

Nascido em 24 de agosto de 2008, Luiz começou a ser goleiro aos sete anos, quando pegou o gosto pela função durante as brincadeiras com amigos. Passou pelas escolinhas do Carlos Renaux e esteve na base do Avaí por um ano.

Ainda no arquirrival do Esmeraldino, se destacou em um torneio em Rancharia (SP) em 2020 e chamou a atenção do Azuriz, mas por conta da pandemia, não pôde se transferir. Durante um campeonato da Associação Catarinense de Escolinhas de Futebol (ACEF) na categoria pré-mirim, passou por pelo Camboriú nas quartas de final. “Não passou nem vento”, relata o garoto, orgulhoso. Foi quando o Osnildo Kistner o chamou para o LDF, que ainda era o Laboratório do Athletico-PR.

O teste definitivo no Azuriz foi realizado no final de junho. Participaram cerca de 80 crianças, das quais cinco eram goleiros. Luiz foi o único goleiro selecionado, e está de mudança para Campo Erê, no Oeste catarinense. Ele vai morar com os avós numa casa alugada pelo pai. O pequeno município faz divisa com o Paraná, justamente com Marmeleiro, a sede do Azuriz.

“São um clube formador. Eles querem formar os jogadores até os 14, 15, 16 anos, para depois fazerem a transferência para outros clubes”, explica o brusquense.

Hoje aos 12 anos, o goleiro já tem 1,73 m. Vindo de uma família alta, a expectativa é que ultrapasse 1,90 m com facilidade. “Tento dar o meu melhor em cada treino. Acho que sou bom nas quedas e na saída no chão, no cara-a-cara com o atacante.”

O Azuriz Futebol Clube foi fundado em Marmeleiro (PR), em fevereiro de 2018, tendo como principal objetivo a formação de atletas. Em 2020, o time profissional conquistou o título da segunda divisão paranaense.

Luiz Felipe Rubleski Paysandú Brusque Azuriz
Carlos Alberto, Luiz Felipe e Valdir Appel: três gerações de goleiros | Foto: João Vítor Roberge

Outros garotos

O Paysandú ainda tem outros jogadores que aguardam a definição de datas para testes em diversos clubes do país. De acordo com a diretoria, eles já foram aprovados em avaliações prévias, realizadas ao longo dos últimos meses no próprio clube.

Internacional/RS
Henrique Mannrich
Bryan Luis Reis
João Gabriel Estrela
Luis Miguel Martins
Brayan Bismarck Santos
João Vitor Nascimento do Amaral

Grêmio
Brayan Bismarck
Bryan Luis Reis
Nauã Gabriel Vieira
João Vitor Nascimento do Amaral

Flamengo
João Victor Silva
Arthur da Luz Simon
Davi José Mendes
João Vitor Nascimento do Amaral
André Vinicius Estácio

Athletico
João Gabriel Estrela
André Vinicius Estácio
Brayan Bismarck Santos
Rian Pavesi do Prado
João Vitor Nascimento do Amaral

Ferroviária (SP)
Josther Luciano Corrêa
Nauã Gabriel Vieira
Bryan Luís Reis
Brayan Bismarck Santos

Atlético-MG
João Vitor do Nascimento Amaral
Bryan Luís Reis
Brayan Bismarck Santos

Luiz Felipe Rubleski Paysandú Brusque Azuriz
Foto: João Vítor Roberge

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo