Luizinho Lopes avalia última rodada do Brusque: “vamos tentar terminar na liderança”
Técnico não confirma time alternativo contra o Operário-PR, mas dá dicas de que fará mudanças visando a segunda fase
O técnico Luizinho Lopes prepara o Brusque para a partida contra o Operário-PR, que começa às 16h deste sábado, 26, sem confirmar se utilizará força máxima ou uma equipe alternativa. As duas equipes brigam pela liderança da primeira fase da Série C, mas também se preocupam com a fase que decide o acesso. Nesta quinta-feira, 24, foi trabalhada no quadricolor uma escalação com diversos reservas, evitando utilizar jogadores pendurados com dois cartões amarelos.
Apesar de não confirmar, na coletiva de imprensa pré-jogo, a escalação que pretende utilizar, o treinador dá a entender que deve poupar jogadores. “O objetivo, claro, é a vitória, é tentar terminar na liderança da competição durante a primeira fase, mas nós temos que ser inteligentes, sim, neste momento. Entender o regulamento.”
Do outro lado, o Operário-PR só perderá a liderança se for derrotado para o Brusque, o que ainda não aconteceu neste ano no estádio Germano Krüger. São 17 jogos sem perder em casa. O Fantasma já utilizou um time alternativo na rodada anterior, quando venceu o já rebaixado Altos por 1 a 0 no Piauí. O mais provável é que, contra o Brusque, a receita seja repetida.
“Vamos nos preparar para as duas situações. Tanto para a equipe que tem jogado com mais frequência quanto para a equipe alternativa que eles utilizaram na última partida. Assim como estamos analisando o que nós vamos fazer, acredito que eles também”, comenta Luizinho Lopes.
“Mas vamos sempre esperar um grande jogo, muito forte. [O Operário-PR] é um trabalho que tem bastante regularidade, de bastante tempo, assim como a gente. Seja quem for [time titular ou reserva], será um grande jogo”, completa.
Segunda fase
Perguntado sobre se há vantagem em terminar nas posições mais altas da primeira fase, Luizinho Lopes afirma que não existem garantias. Ele lembra que ABC, Vitória e Botafogo-SP terminaram a primeira fase na parte de baixo do G-8 em 2022, mas conseguiram o acesso. E afirma que ter o jogo da última rodada em casa não significa muito.
“É outro campeonato, outra realidade. Esta questão do mando é relativa, talvez você possa chegar no quinto jogo já com o acesso garantido, haja vista que nas últimas competições com este formato foi possível subir com nove pontos. Se fizer nove pontos em cinco jogos, praticamente vai chegar no último com a situação definida. É relativo. Tem vantagens e desvantagens.”
“Estejamos onde estivermos ao final da rodada, recomeça com uma dinâmica diferente, com concentração à toda prova para podermos, em poucos jogos, manter uma regularidade a ponto de conquistar o acesso.”
Reforço
Luizinho Lopes não garante que Israel seja titular. O lateral-direito fez seu primeiro treino na quinta-feira, 24, no grupo que deve ser o titular. A equipe ainda faz um treino nesta sexta-feira, 25.
A única opção de ofício é Danilo Belão, pendurado com dois cartões amarelos. Se receber o terceiro, fica suspenso da primeira rodada da segunda fase.
Lesionados
Toty vem evoluindo na recuperação de sua lesão no púbis e está realizando a transição, com treinos físicos em campo. Quanto ao atacante Guilherme Queiróz, com lesão muscular, a expectativa é de que inicie a transição para os treinos normais ao longo da próxima semana.
Veja agora mesmo!
Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar: