Luizinho Vieira reencontra o Amazonas, clube pelo qual foi campeão da Série C

Hoje no Brusque, treinador foi demitido da Onça-Pintada após perder a final do estadual

Luizinho Vieira reencontra o Amazonas, clube pelo qual foi campeão da Série C

Hoje no Brusque, treinador foi demitido da Onça-Pintada após perder a final do estadual

O técnico Luizinho Vieira reencontra, neste sábado, 8, seu último clube antes de chegar ao Brusque: o Amazonas. No comando da Onça-Pintada, o treinador foi campeão brasileiro da Série C vencendo a final diante do quadricolor. Sua saída foi anunciada pelo clube amazonense em 16 de abril.

Ao todo, Luizinho Vieira comandou o Amazonas em 25 jogos. Foram 15 vitórias, seis empates e quatro derrotas, nas quais a equipe marcou 43 gols e sofreu 20. Chegou na reta final da Série C, substituindo Rafael Lacerda, e estreou na terceira rodada da segunda fase. Com uma sequência de quatro vitórias consecutivas, garantiu o acesso à Série B. Na final, A Onça-Pintada venceu o Brusque no Augusto Bauer, de virada.

Após começar 2024 sem vitórias nos três primeiros jogos, Luizinho Vieira arrancou com o Amazonas até o título do primeiro turno do Campeonato Amazonense. Também levou a equipe à terceira fase da Copa do Brasil, mas foi eliminado pelo Remo nas quartas de final da Copa Verde. Depois, foi eliminado do segundo turno do estadual nas quartas de final, com derrota por 3 a 1 diante do Parintins.

Seu último jogo foi a final do Campeonato Amazonense, diante do Manaus. William Barbio abriu o placar aos 13 minutos, mas Rafael Ibiapino empatou aos 37 do segundo tempo. Nos pênaltis, o Manaus foi campeão. Dois dias depois, em 16 de abril, Luizinho Vieira teve sua saída anunciada. Faltavam cinco dias para a estreia na Série B.

“Ajuda conhecer as características dos atletas. São momentos importantes. O [Rafael] Lacerda [atual técnico do Amazonas] também chegou há pouco tempo. O jogo tem uma importância imensa para a sequência e o Brusque vai trabalhar dentro disto”, comenta o treinador do Brusque.

Luizinho Vieira Amazonas
Luizinho Vieira foi campeão da Série C com o Amazonas | Foto: João Normando/Amazonas FC

Outros técnicos

O experiente Adílson Batista assumiu o comando do Amazonas após a saída de Luizinho Vieira, mas durou apenas oito jogos, com uma vitória, dois empates e cinco derrotas. Ele deixou o clube no fim de maio, para assumir o cargo de diretor das categorias de base do Cruzeiro.

Rafael Lacerda foi contratado para seu lugar, e acumula uma vitória e uma derrota desde sua volta. O treinador foi responsável pelo acesso à Série C em 2022. Teve sua primeira passagem pelo Amazonas encerrada na segunda rodada da segunda fase da Série C de 2023, sendo substituído por Luizinho Vieira na ocasião.

Para retornar, Lacerda deixou o Barra, clube que havia assumido em 2 de abril. Fez três jogos pelo Pescador na Série D, com uma vitória, um empate e uma derrota.


Assista agora mesmo!

Além do bergamasco: dialeto da região do Tirol, na Itália, ainda é falado em Botuverá:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo