Luzes vistas no céu de Brusque chamam atenção de moradores; saiba a origem
Colar de satélites faz parte do projeto Starlink, da SpaceX, e pode ser visto a olho nu
Colar de satélites faz parte do projeto Starlink, da SpaceX, e pode ser visto a olho nu
Moradores de Brusque registraram neste fim de semana imagens de um colar de luzes vistas no céu. Segundo o astrônomo Silvino de Souza, trata-se da constelação de satélites do projeto Starlink, da empresa americana aeroespacial SpaceX.
De acordo com ele, a constelação, assim chamada pelas luzes passarem uma em seguida da outra, tem como objetivo fornecer cobertura global de internet. “Os satélites vão fornecer internet banda larga para o mundo todo, que é a internet via satélite”, afirma o astrônomo.
Ainda de acordo com Souza, ao todo 60 satélites foram lançados e podem ser vistos a olho nu de tempos em tempos. “Tem fins de semana que eles estão mais brilhantes, logo após o lançamento, pois estão em órbita mais baixa”.
O astrônomo explica ainda que as luzes artificiais são brilhantes porque refletem a luz do sol, formando um colar iluminado no céu. Os satélites do projeto Starlink foram vistos em mais lugares do Brasil neste fim de semana.
“Tem dias que será possível ver de manhã. Tem dias que será possível ver no final da tarde. Sempre um pouco antes do nascer do sol ou um pouco depois do pôr do sol. Tem dias da semana que eles passam mais brilhantes, depende da posição e do horário”, esclarece.
Ao todo, 2400 satélites ainda devem ser lançados à órbita da terra até a conclusão do projeto Starlink.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: