Já que um pedacinho da nossa conversa impressa de hoje foi sobre o final de Mad Men, vamos nós, continuar no spoiler para quem não viu.
Começando pelo final: o vídeo aí acima encerra o último episódio da série. É um anúncio real, que tem até nome: Hilltop. Uma campanha super clássica da Coca-Cola, de 1970, que, na história, parece ter sido criado por Don Draper – embora haja quem prefira preencher as lacunas da narrativa de outras formas – dizendo que a criação é de Peggy Olson, por exemplo. Coisas que um final não mastigadinho faz com a gente: permite que a gente complete com as nossas próprias versões e preferências… Se bem que alguns detalhes ajudam a confirmar a hipótese mais lógica. Espie esse tweet que compara o visual da recepcionista do retiro em que Don vai parar nas últimas cenas do episódio com… uma personagem do anúncio.
Did anyone else notice this? #MadMenFinale pic.twitter.com/9MthK2rQmD
— Emily Miller (@emillersmith) 18 maio 2015
No departamento mistura de vida real com ficção, tanto a Coca-Cola quanto a McCann tuitaram sobre Mad Men, no dia em que o episódio final foi ao ar nos States. É de bater palmas…
A bright idea indeed, Don. Thanks for thinking of us. #MadMen http://t.co/AyndyQKi12 https://t.co/9ltXOVN9Ni
— Coca-Cola (@CocaCola) 18 maio 2015
Thanks, Don. About time you came up with a good idea. https://t.co/0IdUE4KFoR #MadMen #MadMenFinale — McCann (@McCann_WW) 18 maio 2015
Eu, cá na minha caixinha de memória, não consigo ver o anúncio sem lembrar de outro, produção nacional, para os jeans US Top – e com jingle mais do que clássico – que eu sempre achei que tinha sido composto por Zé Rodrix… Dá para ver direto no YouTube. Marcas fortes de uma época inimitável…