Ensaio fotográfico em viagens: confira 5 motivos para você fazer um
Quem acompanha meu perfil no Instagram, @magalizen, viu que eu enquanto passeava por Londres fiz um lindo e super divertido ensaio fotográfico. Recebi algumas mensagens durante o dia, e depois quando postei algumas das fotos já editadas no perfil recebi outras, com perguntas do tipo, quanto custa? Quantas horas? Você pode escolher os locais? Dá para trocar de roupa? Valeu a pena?
Não foi meu primeiro ensaio. Aqui nas minhas memórias, lembro que a primeira vez que contratei um fotógrafo fora do país foi em 2012, em Cancun. Na época, consegui encontrar um com muita dificuldade. Eu e o Vitor fomos para lá passar férias e pensei em aproveitar para fazer um pré-wedding. Estava começando a moda desse tipo de fotos naquela época. Depois de muita procura no Google e troca de e-mails deu certo e o resultado ficou bem legal.
As outras vezes foram em 2017, acho que já contei aqui, foi quando fui nos jardins de Keukenhof, na Holanda, com a minha mãe. Achei muito mais fácil o contato pelo Instagram e contratei uma brasileira para fazer um ensaio nosso nas flores, foi maravilhoso. Depois, como íamos para Paris, não consegui me conter e contratei também um brasileiro pelo Instagram para fazer fotos nossas por lá. As fotos e as experiências foram ótimas!
Agora, acabei de voltar da primeira viagem internacional minha com minha melhor amiga e tínhamos que ter boas fotos juntas! Imagina, depois de esperar mais de dois anos por causa da pandemia – a viagem estava marcada bem na semana que tudo fechou – nós merecíamos.
Eu já seguia o Robson Fotógrafo no Instagram, @fotografobrasileiroemlondon, e acompanhava o trabalho dele, então não tive dúvidas. Entrei em contato e marcamos a data. Quem acompanhou viu que foi demais o dia que passamos com ele, vou listar aqui 5 motivos dos quais eu recomendo para você também ter essa experiência.
Muitas vezes durante a viagem queremos curtir o momento e esquecemos de registrá-los. Ou hoje está acontecendo ao contrário: registramos demais e esquecemos de curtir o momento. Com o fotógrafo, com certeza você consegue unir esses dois momentos. Claro que tem fotos posadas, porém há aquelas fotos espontâneas que só um olhar profissional e atento está apto para captar. E cada vez que você olhar aquelas fotos elas irão te lembrar da alegria daquele momento, esse é o poder que uma foto tem: “eternizar as lembranças”.
Com certeza, em 2 ou 3 cliques a foto já vai ficar linda, sendo pela qualidade da câmera – por mais que você tenha o último modelo do melhor celular, ele ainda não se compara com a qualidade de uma câmera –, ou pelo conhecimento que o fotógrafo já tem do lugar, da luz, da pose, do ângulo ou de tudo mais que faz a foto ficar incrível.
Além das fotos, com certeza você vai acabar ganhando um tour de bônus. O profissional vai acabar te contando sobre a história do lugar em que vocês estão visitando, bem como algumas curiosidades.
Como eles moram ali, as dicas são sempre ótimas. Como as dicas de onde comer, um barzinho bacana para happy hour, onde fazer as melhores compras e tudo mais que possa te dar de informações.
Bater fotos com todos que estão na viagem nunca é uma tarefa fácil. Tem que posicionar o tripé, daí passa uma pessoa na frente bem na hora. Você pede para alguém bater a foto, ele bate de vocês e corta o Big Ben do fundo, e você ainda sorri e agradece. Não é tão simples como parece. Já com o profissional cada caminhada, sorriso, abraço, é um flash sem estresse.
Caso a viagem seja para alguma comemoração especial, aproveite esse momento para registrar. Lua de mel, aniversário, formatura, conquista de um sonho, 1ª viagem, são tantos inúmeros motivos que valem a pena serem registrados. Eu sempre falo aqui da experiência em viagens e por que não um ensaio fotográfico ser uma delas? Que tal? Tenho certeza que você vai se surpreender e depois vai querer sempre.
– Use roupas confortáveis e se possível colorida, com certeza as fotos ficarão com um destaque extra;
– É possível fazer troca de look durante o ensaio, porém lembre-se que você terá que carregar a mala/bolsa durante o passeio, então eu não aconselho. Se for a trabalho aí é diferente. (Lembrei agora que fiz um ensaio em San Diego, na Califórnia (EUA), a trabalho. Fiz com roupas de diversas marcar que tinha parceria e esse ensaio foi diferente pois não fui passeando e batendo as fotos, e sim foi algo mais profissional com troca de roupas para depois entregar o material);
– Pesquise no Instagram ou Pinterest por fotos, poses e estilos que você gosta e espera que aconteça com suas fotos. Mostre ao fotógrafo (se possível antes do dia do ensaio, pois se for em algum lugar diferente ele poderá ajustar ao roteiro);
– Por fim, relaxe e divirta-se! Ah, se chover, compre um guarda-chuva bem colorido e vai na chuva mesmo. O importante é se divertir no seu dia de modelo, e arrasar nos flashes!
O fotográfo brusquense Robson Denian Mateus vive há 6 anos em Londres.
Vencedor do prêmio Top of Mind UK 2019 e 2021 e do prêmio Guia Londres World 2019.
Ele já trabalhou com vários artistas e famosos como: Tirulipa, Gusttavo Lima, Andressa Suita, Thiaguinho, Dj Alok, Belo, Israel Novaes, Henrique e Juliano, Maiara e Maraisa, Lucas Moura, entre outros. Quer saber mais sobre o trabalho do Robson Denian, acesse: www.rdmphotos.co. Também, siga-o @fotografobrasileiroemlondon no Instagram.
Além do serviço de fotografia, ele tem diversos parceiros para indicar para passeios na cidade e aos arredores de Londres, bem como transfer do aeroporto.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube